Novo Portal da Transparência de Sapiranga está mais acessível e com novas informações

Desde o dia 05 de julho, a população de Sapiranga tem a sua disposição um canal de consulta de informações totalmente atualizado, interativo e dinâmico: é o novo Portal da Transparência da prefeitura.

A nova ferramenta foi desenvolvida em plataforma virtual e está acessível aos mais variados dispositivos desktop e mobile de forma responsiva adequando-se as mais variadas telas e formatos. A acessibilidade e inclusão de portadores de deficiências também está contemplado neste novo portal.

Conforme o gerente de inovação da Prefeitura de Sapiranga, Paulo Kayser Jr., o desenvolvimento para atualização do Portal da Transparência foi realizado pela própria equipe de tecnologia da informação da prefeitura. “Dispomos de uma gerência de Inovação, vinculada ao Departamento de Tecnologia e Inovação, composta por área de análise de processos e desenvolvimento de conteúdo web e mobile, além de desenvolvimento gráfico”, explica. “A criação é nossa. Elaboramos o projeto e contratamos empresas terceirizadas para alguns processos das ferramentas. Mas o desenvolvimento é 100% dos nossos servidores”, pontua.

Está disponível no portal da transparência, a consulta das receitas, despesas, investimentos, transferências, processos licitatórios e contratos, relatórios de gestão e contas públicas da Prefeitura de Sapiranga.

Facilidade para acessar o novo portal

Ao reformular o Portal da Transparência, o objetivo da Prefeitura de Sapiranga foi garantir que o acesso as informações pela comunidade ocorra de forma clara e objetiva e que a ferramenta seja acessível para todos. “Procuramos agora disponibilizar as informações de forma facilitada para que a comunidade não tenha nenhuma dúvida em relação aos recursos públicos que estão sendo utilizados pela nossa gestão”, enfatiza a prefeita Carina Nath.

A prefeita destaca também que a ferramenta está programada para ser acessada por qualquer dispositivo com acesso a internet. “As informações podem ser conferidas pelo computador, tablet e também smartphone. Está muito mais acessível”, lembra Carina.

Fique por dentro

Entre as novidades disponibilizadas pela Prefeitura de Sapiranga no novo Portal da Transparência estão dados referentes ao enfrentamento da pandemia de covid-19. Ao acessar a ferramenta, o cidadão poderá conferir dados como o recebimento e repasse de recursos específicos às ações de enfrentamento da pandemia, emendas parlamentares conferir informações do processo de vacinação da população do município, tais como calendário, grupos atendidos, quantidades e especificações das vacinas.

O acesso ao novo portal pode ser realizado diretamente no site oficial da prefeitura em www.sapiranga.rs.gov.br Ao abrir a página, na parte superior da tela um banner “Portal da Transparência” está fixado, facilitando o acesso a nova ferramenta. Além das informações referentes a pandemia, todos os outros dados que constavam n