Novo microscópio cirúrgico vai permitir mais neurocirurgias no Hospital Sapiranga

Sapiranga – Novidade nas instalações do Hospital Sapiranga, o novo microscópio cirúrgico, da marca alemã Zeiss, adquirido com recursos da própria instituição de saúde, permitirá que a partir de agora profissionais médicos, em especial, neurocirurgiões, possam desenvolver uma gama maior de intervenções cirúrgicas com microscopia.

A estreia do novo microscópio cirúrgico está prevista para esta sexta-feira (17), com uma intervenção cirúrgica de remoção de um tumor neuroperiférico. Dois neurocirurgiões devem efetuar o procedimento já com mais tecnologia à disposição.

Um dos profissionais aptos a utilizar o microscópio pela primeira vez será o neurocirurgião Cleyton Angelo Bolsonello. “A gente vai ter uma implementação de praticamente todas as neurocirurgias com microscopia na área da Medicina. É uma inovação tecnológica que facilita qualquer intervenção de aneurisma cerebral, cirurgias de coluna e de neuroperiféricos, implantes e reimplantes de dedos e membros, além de cirurgias plásticas e de otorrinolaringologia”, destacou.

O investimento para o equipamento de modelo OPMI Vario S88 foi de R$ R$250.000,00. Na última sexta-feira (10), profissionais do centro cirúrgico participaram de um treinamento. O equipamento será utilizado em cirurgias feitas por meio do convênio com planos de saúde ou particular.

Sem moderno microscópio, de 52 cirurgias, um total de 30 foram feitas fora da cidade

De um total de 52 cirurgias feitas pelo doutor Bolsonello, no período do mês de setembro até dezembro do ano passado, somente 22 delas aconteceram no Hospital Sapiranga, enquanto outras 30, foram feitas em outra casa de saúde: “Mais de 50% das neurocirurgias de pacientes da região tiveram que ser feitas em outras instituições”, declara o médico.

Benefícios do equipamento

Ninguém melhor do que o próprio cirurgião para explicar as vantagens que o microscópio promete oferecer aos profissionais. Bolsonello explica que “o equipamento oferece mais mobilidade, ganhos de amplitude, deslocamento lateral (de 180º), maior angulação, trava magnética, luminosidade maior e possibilidade de uso por dois neurocirurgiões ao mesmo tempo”, disse Bolsonello.

A diretora do Hospital Sapiranga, Elita Herrmann, afirma que os investimentos na casa de saúde seguem a passos largos.“A instituição vem investimento continuamente na modernização e em novas tecnologias para ampliar ainda mais a oferta de novos procedimentos, e reforçar o nosso empenho em proporcionar medicina de qualidade e atendimento humanizado e seguro para os clientes da região”, disse Elita. “Nossa proposta é ofertar serviços mais complexos e resolutivos e que a população da região não necessite se deslocar para grandes centros”, acrescenta o presidente do hospital, João Edmar Wolff.