Novo diagnóstico de câncer vai salvar vidas de pacientes com mais de 60 anos

Foto: Divulgação

Região – A Sociedade Internacional de Oncologia Geriátrica (SIOG), com sede na Suíça, selecionou trabalho científico dos Drs. Antônio Fabiano Ferreira e Dra. Daniela Lessa da Oncosinos como um dos quatro mais importantes desse ano.

 

Trata-se da possibilidade de se avaliar a reserva fisiológica dos pacientes acima de 60 anos de idade. Nesta perspectiva, torna-se viável personalizar os tratamentos oncológicos, diminuindo ou evitando-se os efeitos colaterais e obtendo melhores resultados na performance geral de tratamento.

 

O novo método de diagnóstico se chama PGE – Pragmatic Geriatric Evaluation e através dele se obterá maior assertividade nos tratamentos de câncer. O método é fruto de um estudo de cerca de dois anos realizado pelos oncologistas pesquisadores da Oncosinos, que ponderaram sobre as melhores formas e os principais domínios afetados nos pacientes oncológicos, desenvolvendo assim, um instrumento de análise que obtém informação clínica em cerca de uma hora relevante ao planejamento do tratamento do paciente com câncer. O novo enfoque diagnóstico é simples e muito fácil de ser aplicado, podendo ser utilizado por médicos e clínicas sem a necessidade de investimentos em recursos tecnológicos representando, ainda, em sensível economia para os planos de saúde, pois irá possivelmente implicar na adoção/diminuição de procedimentos caros como radioterapia e quimioterapia.

Esta ferramenta estará sob os olhos dos maiores especialistas do mundo no Congresso da SIOG a ser realizado em Genebra no final desse mês. A expectativa é que esses instrumentos possam ser utilizados nas mais diversas partes do mundo beneficiando dezenas de milhares de pacientes oncológicos.

O PGE está disponível gratuitamente através do site oncosenior.com