Novo contrato prevê realização de cerca de 40 ecocardiogramas mensais em Campo Bom

Campo Bom – Lançado em 26 de junho o edital de licitação, de menor preço por item, no formato de pregão presencial, para a contratação de empresa para a realização de exames de ecocardiograma fetal com doppler e ecocardiograma com doppler colorido.

As propostas serão recebidas no dia 11 de julho, às 13h30, no departamento de compras da Prefeitura.

O processo licitatório irá contratar, por mais um ano, a prestação desse serviço, visto que o contrato vigente está por encerrar.

“Os agendamentos serão mensais, conforme vem sendo feito, porém encaminhamos uma quantidade maior de exames para esse novo contrato, para que não tenha uma fila de espera com tempo prolongado. No contrato atual pagamos R$ 110,00 o ecocardiograma e R$ 210,00 o ecocardiograma fetal. Agora, aguardamos os novos valores que devem sair após o processo licitatório”, explica a secretaria de saúde do município.

Conforme o edital, serão contratados, por mais 12 meses, o total de 500 ecocardiogramas com doppler colorido e 13 ecocardiogramas fetais com doppler.

Prefeito salienta renovação do contrato e aumento do total de exames disponibilizados

“Nós estamos renovando a licitação do ecodoppler e ecodoppler fetal, inclusive com aumento de quantitativo. Nós tínhamos nos últimos 12 meses uma média de 25 exames por mês, e do fetal sentimos a necessidade durante o ano, quando começamos a receber os pedidos das unidades. São exames dentro de uma média do que vem sendo pedido. Não é um mutirão. Nos próximos 12 meses atenderemos uma demanda um pouco maior, cerca de 40 por mês, para já atender uma demanda reprimida e tentar fazer com que a espera não se torne muito grande”, explicou o prefeito, Luciano Orsi.

Mutirões vem agilizando fila

A Administração tem agido em diversas frentes para melhorar o setor da saúde no município. No último mês de maio a Secretaria Municipal de Saúde promoveu mutirões de especialidades, para marcação de consultas. A quarta edição da ação reuniu 150 pessoas, encaminhadas pela Central de Marcação de Consultas e Exames, dentro das especialidades de oftalmologia, gastroenterologia e endocrinologia. Os atendimentos acontecem no Hospital Lauro Reus e no Instituto da Visão. Os mutirões, executados com recursos próprios do município, vêm agilizando as filas de espera desde fevereiro deste ano.

Texto: Sabrina Strack

Fotos: Comunicação/Prefeitura