Novo Centro de Convivência do Idoso já está em fase de licitação em Campo Bom

Início da movimentação no espaço do novo Parcão, ainda em 2019 Foto: PMCB

 Campo Bom –  Um novo espaço, projetado especialmente para a finalidade de receber a comunidade de idosos e proporcionar bons momentos. Assim poderá ser definido o novo Centro de Convivência do Idoso que será construído em Campo Bom.

 

 

Já havia um espaço com esta finalidade do Parque do Trabalhador, mas eram constantes os pedidos para que o ponto de encontros ficasse em uma área mais central e de melhor acesso, por exemplo, possibilitando que participantes de outros bairros vão até as reuniões utilizando as linhas de ônibus.
Com esse intuito ainda em 2019 foi definido que o espaço destinado aos encontros dos grupos de terceira idade passaria a ser em uma nova sede que vai ficar em uma área institucional junto ao novo Parcão, na Avenida dos Estados.
O projeto prevê um espaço um pouco menor do que o antigo, no Parque do Trabalhador, porém, com o intuito de facilitar a manutenção e viabilizar maior conforto para os participantes.
A licitação acontece no final deste mês de novembro e vai decidir qual empresa realizará a obra que já tem o projeto estruturado e contará com recursos próprios da Prefeitura (cerca de R$ 200 mil) e também uma emenda destinada pelo senador Lasier Martins com o valor de R$ 250 mil. A previsão é de quem 2022 o local já esteja apto para receber atividades.

Espaço projetado para as atividades específicas

Além de atender aos pedidos de ser um ponto mais central e de melhor acesso – a nova sede será entre a Avenida dos Estados e a Avenida Brasil – outra demanda atendida pela obra será das necessidades específicas. O projeto prevê espaço para os banheiros, que também serão adaptados. Cozinha e copa também serão integradas, possibilitando os eventos. A pista de dança de 160 m² será um dos atrativos, conforme cita o prefeito Luciano Orsi. “É um local para as reuniões dos grupos, sentar e conversar, mas vai ter o espaço da pista de dança, que eles gostam de se divertir, brincar e dançar’, destaca.

“Será um local adequado para que eles possam se divertir e, em uma área bem centralizada, que é um pedido antigo que eles me fizeram, é na verdade dando retorno ao compromisso que assumimos de trazer um novo centro do idoso para uma área central do município. Então, estamos felizes de logo em seguida poder estar iniciando essa obra’, comentou o prefeito Luciano Orsi.

O projeto para o novo espaço, bem como a organização da maioria dos grupos de idosos através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), é feita pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação. O titular da pasta secretário Gabriel Colissi, falou sobre o avanço no projeto. “Estamos muito felizes em poder proporcionar esse novo Centro de Convivência dos Idosos, agora num lugar mais moderno e num local central do município onde as linhas de ônibus passam e outros fatores que facilitam para essas pessoas que tanto já contribuíram para o nosso município e agora eles têm um espaço deles para as suas atividades”.

Novo Parcão será mais completo

A revitalização do Parque da Integração Arno Kunz – o Parcão, corresponde a uma área de aproximadamente 17,5 mil metros quadrados e a terraplanagem no espaço iniciou ainda em 2020. Mas os avanços foram interrompidos devido à urgência de recursos para a área da saúde durante a pandemia.
Aos poucos, o espaço começa a ganhar forma e será um local de lazer para toda a família, como uma extensão do Parcão atual. A estrutura contará com quadras de esporte, fontes com chafariz, corredores verdes, arquibancadas, playground para crianças, cachorródromo, ciclovia com muro verde e sanitários. Terá ainda um trecho de ciclovia suspensa, que irá passar por cima do Arroio Schmidt e sairá dentro do Parcão, de forma que o ciclista poderá decidir se entra no Parcão ou segue pela ciclovia na Avenida dos Estados.