Novidades no trânsito de Campo Bom e Sapiranga

Lombadas e faixas | Sapiranga terá trinta novas lombadas. Em Campo Bom, foram instaladas faixas de pedestres elevadas

Região – Quem circula pelos municípios de Sapiranga e Campo Bom já nota as diferenças: nas duas cidades, são realizadas ações para tentar reduzir a velocidade e, por consequência, os acidentes de trânsito. Em Sapiranga, na última semana foi iniciada a instalação de novos quebra-molas, em trabalho feito em parceria pela Secretaria Municipal de Planejamento, Habitação, Segurança e Mobilidade com a Secretaria Municipal de Obras Públicas e Serviços Urbanos. A previsão é de que sejam instaladas 30 lombadas, sendo que 12 já estão confirmadas (as restantes ainda estão em análise para aprovação nos próximos dias). A operação, que deve instalar uma média de quatro a cinco lombadas por semana, dependendo das condições climáticas, está sendo coordenada pelo Departamento de Mobilidade da Prefeitura, que também é o responsável pela sinalização das lombadas com as pinturas, em conjunto com a Secretaria de Obras, responsável pelas construções das ondulações transversais.

Já em Campo Bom, foram instaladas faixas de pedestres elevadas. “É uma iniciativa recomendada pelo Ministério das Cidades e pelas boas práticas da Engenharia de Trânsito. Basicamente, trata-se de um misto entre quebra-molas e faixa de segurança, obrigando o veículo a reduzir a velocidade e, consequentemente, permitindo que o pedestre atravesse em segurança”, explica o secretário de Obras, Serviços Urbanos e Trânsito de Campo Bom, Patrick Ruppenthal.

A localização das novas instalações nos municípios

Em Sapiranga, já foram instaladas lombadas na São Jacó com Avenida Travessão, 1336, na São Jacó com Avenida Travessão, 1386, na 20 de Setembro, em frente ao CME Ayrton Senna e estão confirmadas instalações na Rua Visconde de Cairú, 1930, Rua Cruzeiro do Sul, 909, na Rua Cruzeiro do Sul, na Rua Alagoas, 201, na elevada da Rua Monte Castelo entre as ruas Padre Garcez e Sérgio Maurina, entre as ruas Duque de Caxias e 25 de Julho e entre as ruas Riachuelo e 25 de Julho.

Já em Campo Bom, as elevadas foram feitas nos locais: na frente da Escola Dom Pedro II, na Rua Paulista; na frente do Colégio Santa Teresinha, na Rua Santo Inácio de Loiola e na Avenida Independência, ao lado da Escola 31 de Janeiro e no cruzamento com a Avenida Presidente Vargas, onde ocorriam muitos acidentes.