Nova sede do Desenvolvimento Social entra na fase final em Nova Hartz

Nova Hartz – Falta pouco para a entrega das obras que determinam um novo local para os serviços da Secretaria de Desenvolvimento Social. Há anos funcionando ao lado da Câmara de Vereadores, agora, o atendimento será segmentado em um espaço projetado para essas funções.

 

O novo endereço segue no Centro da cidade, mas, agora, na rua Escola, 154. A construção, feita com recursos próprios da prefeitura e que custou aproximadamente R$ 970 mil, vai atender todos os serviços da Secretaria de Desenvolvimento Social, garantindo um setor destinado apenas para atividades da pasta, um para o Conselho Tutelar, outro para o Cras, para o Creas e ainda um quinto espaço destinado ao Serviço de Convivência.

A necessidade da obra se deu por alguns motivos. O primeiro destes era a funcionalidade da Secretaria, que havia recebido um local provisório para atuação e que, depois, se tornou endereço permamente. Além disso, as salas eram misturadas, o que dificultava a atuação dos profissionais para as diferentes demandas do setor.

Ainda como motivo da mudança, a infraestrutura antiga não era adequada, por ser um prédio antigo e que sofria com alagamentos em algumas oportunidades.

Para a finalização da obra, restam alguns detalhes. Toda as salas já foram construídas, restando apenas o mobiliário interno e acabamentos. Além disso, um pátio externo localizado atrás da edificação aguarda a construção de uma escada de acessos e um guarda-corpos. Também serão instalados portões em frente à nova sede, para que os serviços já estejam funcionando em até duas semanas.

Convivência no pátio

Outro aspecto importante e de destaque na construção é a arquitetura escolhida. O formato dos prédios proporciona um pátio central em formato de “U”, o que acaba se tornando mais um espaço para integração e convivência entre aqueles que utilizam o serviço.

O formato da nova sede também facilita a identificação de cada um dos serviços, que terão placas na entrada a fim de facilitar a percepção dos usuários.

Planejamento

A arquiteta da Prefeitura de Nova Hartz, Paula Wirth, destaca a elaboração da nova sede. “O projeto foi elaborado conforme as demandas da Secretaria, então aqui vamos ter o Cras, o Creas, o Conselho Tutelar e a Secretaria em si”, cita ela, além do espaço destinado ao Serviço de Convivência, que também compõe a estrutura.
A obra teve início em agosto e está próxima de ser concluída. O local já era um lote pertencente ao Executivo, evitando gastos como de compra do espaço ou de aluguel do mesmo.

“Não tem palavras”

A secretária de Desenvolvimento Social e Primeira-Dama do município, Amara Wagner, destaca essa construção e o impacto para os serviços da pasta. “É de suma importância essa obra, uma vez que trabalhamos com um povo em vulnerabilidade, e poder ofertar um espaço digno para atendimento para essas pessoas e aos próprios trabalhadores, não tem palavras que possam dizer a emoção que sentimos”. Em um primeiro momento, o número de profissionais para os setores seguirá igual.