Nova linha de transmissão divide opiniões na região

Rede de alta tensão | Nova linha de transmissão de energia passará pela área rural de Sapiranga, Nova Hartz e Araricá

Região – Um projeto de instalação de uma linha de transmissão de energia de alta tensão está sob responsabilidade da Eletrosul, e deverá passar pelas cidades de Araricá, Nova Hartz e Sapiranga. Como a linha de transmissão deve passar por áreas rurais dos municípios, a Eletrosul informa que há um processo de licenciamento ambiental em andamento.

Os empreendimentos de transmissão são integrantes do leilão de nº 004/2014, da Agencia Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A Eletrosul assinou em novembro de 2014 o contrato de concessão do lotes A do Leilão, que diz respeito às linhas que passarão pela região metropolitana de Porto Alegre, da qual os três municípios fazem parte. A linha busca viabilizar a conexão de futuros parques eólicos no Estado.

Em Sapiranga, a instalação da linha de transmissão vem sendo contestada por moradores, pois parte da linha deve passar pelo Morro Ferrabraz, o que prejudicaria a prática do voo livre que ocorre no local. Uma audiência pública sobre o assunto será realizada na cidade pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam) em 10 de maio.

Conforme o prefeito de Nova Hartz, Arlem Tasso, a Prefeitura sabe da necessidade de investimentos na área de energia elétrica, em todo o país. “A empresa que irá instalar a linha de transmissão venceu uma licitação e, sendo assim, atende aos requisitos necessários para executar a obra. Temos a confiança que as iniciativas da empresa se baseiam no comprometimento com as comunidades do entorno de suas instalações, e são desenvolvidas com o cuidado de gerenciamento aos impactos socioambientais”, disse.

Sergio Machado, prefeito de Araricá, considera que, para o município, não haverá um grande impacto, na questão ambiental. “Para nós não irá interferir, a instalação ocorre em áreas nas quais não terão impactos graves. Tanto que o projeto já tem o aval da Secretaria de Planejamento.

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664

Crédito da foto: Divulgação