Nova lei de friamberias registra primeira adesão em Nova Hartz

Nova Hartz – Com o segmento de lei nº 66/2017, novas regras foram definidas para estabelecimentos que trabalham com a venda de carne. Agora os comércios precisam da orientação, fiscalização e autorização dos órgãos de fiscalização e licenciamento do Ministério da Agricultura. Segundo o médico veterinário e responsável pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Tiago Pilla, a lei “visa o bem-estar do cliente e a conservação da carne que está sendo vendida, como também ajuda no controle das mercadorias”.

Os proprietários devem providenciar espaços adequados para embalar, fatiar e separar o alimento, e que tenham monitoração de temperatura para que não haja alteração no produto de origem animal. O processo deverá ser acompanhado com frequência por um profissional que inspecionará o ambiente e as etapas da realização.

Primeiro estabelecimento regularizado

A lei é de 2017, mas por conta das adequações necessárias, somente neste ano o primeiro estabelecimento foi considerado regularizado.

O primeiro estabelecimento, então, a ser regularizado para realizar as vendas de produtos de origem animal no município é o Supermercado Henkel LTDA. Outros estabelecimentos da cidade também estão em processo de regulamentação.

Proprietário do Supermercado Henkel, Richard Henkel, destaca que a mudança exigida pela nova lei fez com que “as demandas fossem atualizadas. Montamos a estrutura necessária para, desta forma, passar ao cliente mais segurança e qualidade alimentar. É evidente que deixamos de faturar. Entretanto, estar adequado às demandas e passar ao cliente a certeza da qualidade, compensa”, avalia Richard.

Foto: PMNH