Nova Hartz vai investir R$ 300 mil na compra de 110 laptops para as escolas

Com os novos equipamentos, secretária projeta melhorias na Educação (Foto: Deivis Luz)

Nova Hartz – Cerca de dois mil estudantes da rede municipal serão comtemplados com a compra de 110 laptops e mais alguns computadores de mesa em Nova Hartz. O processo está em fase de licitação e, assim que a aquisição for efetivada, as máquinas serão utilizadas por todas as escolas de ensino fundamental do município.

A secretária de Educação, Veronice Zandoná, conta que a iniciativa para as aquisições surgiu em razão dos laboratórios de informáticas estarem com suas máquinas sucateadas. “A gente solicitou a compra há cerca de 30 dias. Notamos a necessidade nas escolas, nos laboratórios de informática, eles estão muito sucateados. O último pregão, que foi a compra de computadores, ocorreu há muito tempo e são computadores antigos. Então, a gente pensou uma forma de resolver. Sem contar que a gente precisou usar os laboratórios de informática como sala de aula, em razão da pandemia. E, como forma de dar acesso a informática sem ter a sala, optamos pelos laptops, por ser um aparelho móvel”, pontua a secretária.

O processo da compra está em fase de licitação. A previsão é de que ocorra um investimento de cerca de R$ 300 mil, através do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). “Vamos adquirir 110 máquinas e mais alguns computadores de mesa. Com essa compra, vamos equipar todas as escolas do ensino fundamental, sendo 25 máquinas para cada uma cada delas”, completa a chefe da pasta.

“Com certeza, será um salto positivo na educação”

A compra dos laptops e de alguns computadores de mesa irão ajudar a reestruturar o suporte de informática das escolas, no entanto, mais que a parte física, a secretária de Educação também ressalta o quanto a aquisição irá contribuir para a evolução da educação em Nova Hartz.

“Será um grande avanço, sim, para a nossa estrutura. Já temos acesso a internet, assim como roteadores em todas as escolas, agora só falta essa compra. Com certeza, essa aquisição também será um salto positivo para a nossa educação. Trabalhamos muito pela pesquisa, acreditamos no poder dela, e é essencial ter um laboratório equipado, em que o aluno consiga ter acesso. E, agora mais do que nunca, com aulas remotas ou no sistema híbrido”, disse Veronice, feliz que as aquisições irão contemplar os cerca de dois mil estudantes. “Após a compra e as instalações, necessárias no caso dos computadores de mesa, cada escola irá se organizar e criar um método de rodízio para que todas as turmas possam ter acesso e usufruir dos materiais novos para pesquisas e demais trabalhos desenvolvidos pelos professores”, completa a secretária de Educação.