Nova Hartz vai gerenciar toda destinação de resíduos

Avanço | Município caminha para ser a única cidade do Vale do Sinos a fazer todo o
gerenciamento de resíduos

Nova Hartz – A Prefeitura está prestes a obter da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam), órgão do governo do Estado, a Licença de Operação (LO) do aterro sanitário da Usina de Reciclagem. A medida é fundamental para que o Município consiga reduzir ainda mais os custos financeiros com o gerenciamento e destinação final dos rejeitos, que não são aproveitados após o processo de reciclagem.

Conforme o diretor geral de Habitação e Meio Ambiente, Roberto Saenger, os técnicos da Prefeitura encaminharam esta semana os últimos documentos que faltavam para Fepam. A expectativa é de que até o final da próxima semana o Município receba do órgão a LO. “Com esta licença a Prefeitura estará licenciada para destinar por quatro anos os rejeitos em uma vala existente na área da Usina de Reciclagem. Desta forma, a Usina de Nova Hartz será a única do Vale do Sinos a fazer a triagem, compostagem, beneficiamento de plástico e disposição de resíduos inertes (galhos e restos de construção civil)”, garante o consultor ambiental da Ecogeo e responsável técnico pelas adequações na Usina de Nova Hartz, Júlio Agápio.

Detalhes da usina de reciclagem de Nova Hartz

Atualmente, a Usina de Reciclagem de Nova Hartz recebe entre 10 e 12 toneladas por dia de resíduos para a reciclagem. “Com a queda na atividade econômica do País, registramos também uma diminuição na quantidade de lixo que chega até as esteiras”, comenta Júlio. O diretor de Habitação e Meio Ambiente, Roberto Saenger, ressalta ainda que pequenas melhorias ao redor da Usina, que foram solicitadas pela Fepam, foram providenciadas e ajustadas pelo Município.

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664