Nova Hartz retira resíduos das margens do Arroio Grande

Nova Hartz – A quantidade de resíduos e de lixo retirados das margens do Arroio Grande tem impressionado as equipes da secretaria de Obras, do Planejamento e Meio Ambiente da prefeitura. O trabalho de corte da vegetação e de desobstrução do leito do córrego iniciou na semana passada, mas tem demonstrado a sua relevância ambiental. Cerca de 15 caçambas carregadas dos mais variados entulhos, resíduos e detritos foram tirados do principal arroio do município.

O secretário de Planejamento Urbano e Captação de Recursos, Willian Rodrigues da Silva – que também responde pelo departamento de Meio Ambiente – disse que toda esta etapa compreende um trabalho manual e com a utilização, neste primeiro momento, de roçadeira, podadeira e motoserra. “A meta é limpar as ribançeiras do arroio, e depois, verificar a real situação do arroio para estudar onde é necessária a utilização de máquina”, ponderou Willian, explicando que serão pouquíssimos os locais onde será necessário utilizar máquina.

Através deste trabalho preventivo, a Prefeitura de Nova Hartz busca além da limpeza, desobstruir eventuais pontos obstruídos por galhos ou árvores que caíram no leito do arroio. “Esse cuidado é necessário para evitar barreiras artificiais de contenção”, exemplifica Willian, que lamentou ainda os entulhos descartados no arroio irregularmente.

Servidores da Prefeitura tiram de sofá, janela a porta de dentro do Arroio Grande

“É impressionante o que estamos encontrando de lixo. Se não contássemos com coleta de entulho, ou se não existisse coleta de lixo, até poderia perdoar uma situação dessa. Como não flagramos quem fez esse descarte irregular, não tem como aplicar multa neste tipo de caso”, avalia e lamenta o secretário.

 

 

 

Secretário comenta sobre a limpeza

O secretário de Obras de Nova Hartz, Egídio Sauer, conta que uma de suas equipes concentram esforços no Arroio Grande.

 

 

 

 

 

“Tenho uma equipe nesse local e esse trabalho de limpeza se estenderá por até 20 dias ainda. Retiramos bastante entulho totalizando mais de 15 caçambas. Os galhos as equipes estão triturando e se transformará em adubo para os colonos, mas os móveis retirados das beiradas do arroio estamos destinando da forma correta para uma empresa que faz essa destinação correta deste tipo de material”, explicou o secretário de Obras.

 

 

 

 

Fotos: PMNHZ