Nova Hartz reconta parte de sua história

Nova Hartz – Histórias dos primeiros imigrantes alemães, como a Família Hartz, são alguns dos personagens e narrativas que integram o livro Raízes de Nova Hartz. A compilação de narrativas e artigos, organizadas por um grupo de historiadoras que participam dos encontros dos municípios originários de Santo Antônio da Patrulha, soma mais de 1.300 páginas, divididas em dois volumes.
Para a coordenadora do Museu Histórico do município, Vania Priamo, que é professora e historiadora, a construção da obra literária foi possível graças a disposição dos moradores, escolas, grupos religiosos e entidades, que ajudaram a recontar parte da historia nova-hartense. “O livro reconta memórias de pessoas simples, como o agricultor, e ainda passando por doutores, com pesquisas acadêmicas e científicas”, ressalta.
Durante os 18 meses de trabalho, o grupo organizador do livro aproveitou para divulgar a proposta em atividades coletivas do município. “A partir disso, as pessoas preenchiam uma ficha de inscrição e, posteriormente, ocorria uma visita, onde solicitávamos a entrega da sua história”, lembrando que a intenção era de valorizar as histórias e a cultura local.
A organizadora destaca que a coleta de depoimentos e histórias foi extremamente espontânea. “O livro conta com textos bem simples e outros técnicos. A proposta foi respeitar a individualidade do autor”, comenta a professora que disse o livro servirá como fonte de pesquisa para outros trabalhos.