Nova Hartz quer sensibilizar moradores e investidores para potencializar o turismo

 Nova Hartz – Um trabalho sério, de prospecção junto aos proprietários de áreas rurais, agricultores familiares e futuros investidores está em andamento pelo Departamento de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do município. A meta principal do diretor, Juliano Marmitt, é iniciar um pré-cadastramento dos agricultores e moradores que tenham propriedades com potencial turístico para uma avaliação aprofundada dos diferenciais e as características que cada um possui e, no futuro, estabelecer caminhos ou rotas temáticas aos turistas e visitantes. “Quem for do caminho rural integraremos em um tipo de rota. E, quem for da área turística/hotelaria, será integrado a outra rota”, detalha o diretor da Prefeitura.

Consciente de que a proposta é inovadora para Nova Hartz, mas praticada em outros municípios, Marmitt fez um intercâmbio para troca de experiências com o município de Igrejinha, onde o Caminhos do Rural Saudável – proposta que deu condições aos agricultores de Igrejinha de comercializarem seus produtos e de valorizar as belezas naturais do município integrados a uma rota turística -, ampliou os horizontes deste segmento e hoje atrai centenas de visitantes e turistas mensalmente. “Nossa ideia é fazer algo nessa linha com os agricultores de hortifrutigranjeiros e com visitação”, detalha Juliano.

Para o mês de junho a meta do Departamento é promover um encontro presencial (seguindo os protocolos) para esclarecimentos e detalhamento mais aprofundado de todas as propostas e planos da Prefeitura.

Consolidar segmento de hotelaria e prospectar
novos investidores na área de hospedagem nos planos

Diretor Juliano Marmitt

Em contato diário com representantes do setor de hotelaria e hospedagem, Juliano Marmitt, pondera que as atrações naturais de Nova Hartz favorecem a implantação de novos negócios, em especial, pousadas. “Precisamos fazer um filtro mais profundo para diagnosticarmos quantos empreendimentos poderemos trabalhar na área dos Caminhos Rurais e na área de hotelaria, por exemplo. Aliás, a hotelaria será um dos pontos fortes, pois nossa geografia e relevo nos diferencia dos demais municípios”, estima o diretor.

Parceria com o Sicredi

Com ideias embrionárias, mas promissoras e com excelente futuro, será necessário financiar alguns investimentos. E, neste sentido, através da diretoria de Turismo, o município estabeleceu um diálogo com a cooperativa Sicredi Caminho das Águas, de Nova Hartz, para em um encontro presencial que será agendado com todos os interessados em integrar os caminhos turísticos, onde irá ocorrer a apresentação de linhas de financiamento, em especial, do FUNGETUR. “Esta é uma linha específica para fomentar o turismo regional e disponibilizada pela cooperativa Sicredi. Essa interlocução será fundamental, pois queremos mostrar aos futuros investidores que existem linhas de financiamento com juros baixos e uma carência de até 12 meses. É um ponto de atratividade muito interessante e perfeita para quem deseja investir de olho no desenvolvimento turístico do nosso município”, contextualiza o diretor.

SINALIZAÇÃO NECESSÁRIA

Constituir um roteiro turístico com diversos atrativos exigirá a implantação de uma nova sinalização turística no município. E, para isso, o Departamento de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer estabelecerá parcerias com empresas e comércios que tenham interesse em divulgar sua marca em placas de sinalização turística. “Em cada ponto estratégico e de bifurcação a ideia é instalar uma placa interativa. Apontando o celular para um QR Code, o visitante terá acesso a um mapa que apresentará outras atrações do município”, pontua. Interessados devem ligar para o 991-59-579 em caso de dúvidas.