Nova Hartz promove conscientização e exames durante o mês do Outubro Rosa

Foto: Reprodução

Nova Hartz – A secretaria municipal de saúde está promovendo uma série de ações voltadas ao Outubro Rosa, mês de conscientização da prevenção ao câncer de mama. Segundo o secretário Adrião da Silva, foram comprados e já realizados pelo município 90 ecografias mamárias, além dos já disponíveis regularmente, para atender à demanda do mês de outubro. Além disso, outros 90 exames de mamografia foram enviados pelo estado, assim como é realizado mensalmente. Segundo o secretário, não há, no momento, nenhum exame aguardando para ser agendado. Há também 113 exames citopatológicos disponíveis durante todos os meses do ano.

 

O secretário Adrião enfatiza que este movimento faz um convite não apenas para que tenhamos autocuidado, mas que também cuidemos uns dos outros. “Com o passar dos anos, esse tema deixou de ser tabu, deixando a todos, tanto homens quanto mulheres, mais a vontade para falar sobre o assunto. O município de Nova Hartz, através da Secretaria Municipal de Saúde, demonstra preocupação com seus munícipes, tendo buscado o aumento de exames a fim de atender as demandas para prevenção e diagnóstico do câncer de mama”, destaca.

 

Caminhada Outubro Rosa

A Secretaria de Saúde de Nova Hartz promoverá a Caminhada Outubro Rosa, para conscientização do movimento no município. O evento será realizado no dia 28 de outubro, às 08h30, com saída em frente à UBS Primavera.

Além disso, consultoras da Mary Kay promoverão sessões de embelezamento das mulheres, e que serão realizadas em todas as unidades de saúde do município, nas seguintes datas:
UBS Primavera: 21 e 22 de outubro, no período da manhã. ESF Campo Vicente: 23 de outubro, período da tarde. ESF Vila Nova: 06 de novembro, período da tarde. UBS Liberdade: 13 de novembro, período da tarde. ESF Imigrante: 20 de novembro, período da tarde.

Tema em 2020 é “Quanto Antes Melhor”

Neste ano, o tema da Campanha do Outubro Rosa, conforme estabelecido pela Sociedade Brasileira de Mastologia, é Quanto Antes Melhor, destacando a importância de um diagnóstico com maior antecipação, que aumenta consideravelmente as chances de cura, assim como um estilo de vida saudável, consultas regulares e a realização de mamografias anualmente a partir dos 40 anos. Dentre os fatores que contribuem para o desenvolvimento do câncer de mama está a vida moderna e acelerada, obesidade, estresse e sedentarismo.