Nova Hartz promove coleta de óleo de cozinha em Ecoponto

Ecoponto foi instalado na Prefeitura de Nova Hartz e está pronto para receber o descarte Foto: Divulgação

Por Caroline Waschburger

Nova Hartz – Se descartado incorretamente, o óleo de cozinha apresenta grave risco, tanto para a saúde pública quanto para o meio ambiente. “Estima-se que menos de 10% do óleo de cozinha seja descartado de maneira correta, e tendo em vista que 1 litro de óleo pode contaminar 20 mil litros de água, é necessário que se estimule a conscientização da população”, compartilha a Engenheira Química Claudia Berg, atuante no Departamento de Meio Ambiente do município de Nova Hartz.

E foi pensando nisso que o município firmou uma parceria com a 3R Recicle no início de 2020. Trata-se de um convênio onde a empresa recolherá o material na prefeitura de acordo com a necessidade. A ideia inicial era iniciar uma campanha de divulgação através das escolas, mas em função da pandemia, outros meios serão utilizados para transmitir as informações para a população. “Na semana do meio ambiente elaboraremos mais algum material”, diz a engenheira. A coleta do óleo está sendo realizada na prefeitura municipal e na usina de triagem do município de Nova Hartz e a 3R Recicle é também a responsável por destinar o óleo. “Uma quantidade fica para produção de sabão. Destinado também para empresas de ração. Pode ser destinado a empresas de biodiesel”, ressalta Claudia.

“O convênio foi firmado. Pretendemos mantê-lo, e, assim que possível, ampliá-lo”

A campanha não possui uma data de término. “O convênio foi firmado. Pretendemos mantê-lo, e, assim que possível, ampliá-lo”, diz a engenheira química.

Em tempos de pandemia, é sempre importante lembrar também do meio ambiente e do impacto que causamos em nosso planeta com as nossa ações. O óleo é coletado na Prefeitura Municipal de Nova Hartz e na usina de triagem.

Os efeitos do óleo no ambiente

O Ecoponto foi instalado no dia 13 de maio e divulgado apenas no Facebook da Prefeitura. Já foram recebidos mais de 20 litros no Ecoponto. A ação visa criar e estimular a consciência ambiental e com isso ajudar a preservar os recursos naturais por meio da coleta e reciclagem.

O óleo de cozinha após ser usado e descartado de forma inadequada se torna um produto que pode causar grandes transtornos ao meio ambiente. Sendo um potencial poluidor, caso descartado de maneira incorreta, pode trazer danos significativos ao meio ambiente, como a impermeabilização do solo, causando enchentes, entupindo ralos e canos e contaminando os lençóis freáticos.