Nova Hartz projeta reabrir Central de Triagem de Lixo

Nova Hartz – Falta superar questões burocráticas (autoridade que tem responsabilidade para liberar a Central de Triagem de Lixo do município é a Patram ou o Ministério Público de Sapiranga) para que o funcionamento do local e a vida de pelo menos 20 catadores volte ao normal.
Depois da interdição da Usina de Nova Hartz no mês de abril, a Prefeitura contratou uma consultoria que pôs em prática uma série de melhorias no espaço, que segundo a Patrulha Ambiental (Patram) da Brigada Militar, corria risco de explosão.
Entre as medidas adotadas pela Prefeitura estão melhorias na lagoa de tratamento de chorume, a construção de quatro drenos para diminuir os riscos (quase nulos) de explosão gerados pelo gás metano presente no aterro controlado – e desativado – do local, além do cercamento de todo a área da Central.
A expectativa, com a reativação da Central, é de que ocorra grande reaproveitamento das 10 toneladas de lixo geradas diariamente. Deste percentual, se estima que 25% são de materiais recicláveis, 25% são de rejeitos (sem aproveitamento) e os outros 50% podem servir como adubo para floreiras do município, por exemplo, depois de passar por um processo de compostagem.
O processo de reabertura da Usina vem sendo articulado há meses e a volta dos catadores está sendo cogitada para a primeira semana de agosto.