Nova Hartz premia estudantes e define quem irá à Mostratec

Protagonismo | Grupo de alunas da escola Bernardo Lemke cria bioinseticida a base de pimenta e agora participarão da Mostratec

Nova Hartz – Preocupadas com o uso de agrotóxicos na agricultura, um grupo de estudantes do 9º ano da Escola Municipal Bernardo Lemke criaram um bioinseticida natural. Sem qualquer tipo de produto químico ou industrializado, o defensivo natural tem como principal componente a pimenta dedo de moça e água fervida. Conforme o grupo, a ideia surgiu após uma das estudantes observar com um familiar que a única planta livre de pragas na horta da família era o pé de pimenta.

Foi então que o grupo separou seis pimentas, ferveu 500 ml de água e armazenou em uma garrafa pet por 24 horas. Para o teste, o grupo usou dois pés de couve. Enquanto um recebeu aplicações do bioinseticida natural o outro ficou exposto ao clima e as pragas. O resultado? A planta que recebeu a proteção da fórmula criada pelas estudantes cresceu livre dos insetos e pragas. A que ficou desprotegida apresentou deformidades nas folhas devido à ação implacável dos piolhos, traças, moscas e lagartas.

Confira abaixo os trabalhos que participarão da Mostratec Júnior

O projeto Agropimenta foi apresentado durante a 1ª Feira de Trabalhos de Iniciação Científica (Feitic), evento da Secretaria de Educação promovida na semana passada. Confira os destaques.Educação Infantil: Refrigerante, que bebida é essa?, professora Marlise Magali Jost. O Girassol, professora Aline Pizzani. Aconteceu no arco íris, professora Lisiane Amoretti Aguiar. Cárie: Como evitar, professora Caudiana Conteratto. O que é o ontem? De onde ele vem?, professora Patrícia Romitti Fonini. Conhecendo o mamão, professora Débora Steffens. Ensino Fundamental: Chiclete – de onde vem? Para onde vai?, professora Marlise Magali Jost. Nossa saúde e o refrigerante, professora Luciana Azambuja Vilaverde. Os cremes dentais e suas composições, professora Sabrina Caberlon Muller.