Nova Hartz passa a oferecer exames de ecografia

Serviço | Exames são gratuitos. Araricá também conta com seu próprio aparelho, que faz 80 exames por mês

Nova Hartz – Uma iniciativa da Secretaria de Saúde de Nova Hartz vem gerando resultados positivos à população. Após adquirir um aparelho de ultrassom, em parceria com o Ministério da Saúde, a Prefeitura oferece exames de ecografia gratuitos. Conforme a secretária de Saúde, Franciane Rocha, antes da aquisição, o município possuía apenas as cotas do Estado, somando 50 ecografias por mês. “Nossa oferta estava abaixo da demanda, uma ecografia de abdômen total, por exemplo, levava em torno de oito meses para ser agendada, e as gestantes, por terem preferência, demoravam em torno de dois meses.”

“Ao comparar com o início de 2015, nossa demanda reprimida de ecografias foi toda realizada após essa aquisição. Realizamos além das 50 ecografias/mês do Estado, a contrapartida municipal de 60 ecografias/mês, totalizando 110 ecos/mês”, destaca a secretária.

Como é na região

– Apesar de Campo Bom não ter cotas para ecografias, o município realiza 290 ecografias ao mês, pagas com recursos próprios. A Prefeitura lembra que disponibilizar cotas de ecografias é de competência do Estado, mas informa que as ecografias ofertadas pelo município são feitas por meio de encaminhamento médico das Unidades Básicas de Saúde. Campo Bom só não disponibiliza a ecografia Doppler.

– Araricá também disponibiliza ecografias, com 80 exames por mês realizados no município. Os exames são agendados conforme a demanda. O paciente faz a requisição no setor de marcação de consulta e, conforme abre a agenda, recebe ligação, avisando o dia em que será realizado o exame.

Crédito da foto: Prefeitura de Nova Hartz/Comunicação

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664