Nova Hartz na busca por verbas do Avançar Cidades

Nova Hartz – Nova Hartz está cada vez mais próxima de se tornar o primeiro município do Rio Grande do Sul a ter projetos aprovados pelo Programa Avançar Cidades, do Ministério das Cidades. Entre os projetos apresentados e que deverão ser os beneficiados está a pavimentação asfáltica da Rua 2 de dezembro e o recapeamento das Ruas Guilherme Albino Müller e Henrique Hoffmann.

Para o capeamento asfáltico, a Rua 2 de dezembro receberá a implementação de drenagem pluvial, com canos PEAD – de polietileno, que garante até 80 anos de uso e se molda conforme o solo trabalhar. O projeto deve ser apresentado junto à Caixa Econômica Federal até essa sexta-feira (18).

Já o recapeamento asfáltico das Ruas Guilherme Albino Müller e Henrique Hoffmann, deverão demorar um pouco mais. Será necessária a instalação de rede de água e a construção de um reservatório. Para isso, será realizada, nos próximos 30 dias, a licitação. Se não houver atraso no repasse de verbas do Ministério, até o início de 2019, as obras deverão estar 50% concluídas.

O montante investido nestas obras deverá chegar na casa dos R$ 15 milhões, valor máximo destinado pelo Ministério das Cidades, considerando o número de habitantes do Município.

Áreas em que o Programa Avançar Cidades destina verbas para melhorias

O Programa Avançar Cidades – Mobilidade Urbana, tem como objetivo melhorar a infraestrutura dos municípios na mobilidade urbana. Voltado à qualificação de vias, transporte público – sobre pneus – transporte não motorizado e plano de mobilidade pública. Não é permitido o investimento de verbas em outras áreas ou para adquirir outros bens. Os valores liberados variam conforme o projeto, mas é baseado, principalmente, na quantidade de habitantes da cidade.

Por mais desenvolvimento
As obras miram a expansão econômica do Município. Hoje, a 2 de dezembro é uma das principais vias de acesso – pela RS 239 – uma vez que ela liga o centro da cidade com a Rodovia. Além disso, ela não tem tantas curvas como a RS 464, sendo este mais um motivo de escolha dos motoristas.
Conforme o secretário William, a Rua Henrique Hoffmann é a via de escoamento de toda a produção calçadista da cidade. Em sua extensão estão localizadas as três principais empresas calçadistas do Município. “O recapeamento é uma forma de darmos condições para que as empresas fiquem no Município, e assim, trazer novos empreendimentos”, ressaltou. “É um sonho de mais de 30 anos, principalmente a pavimentação da 2 de dezembro, e depois de seis governos estamos conseguindo realizar. Ser contra essa obra é escolher pelo retrocesso do Município”, destacou o secretário.