Nova Hartz luta para ter quartel dos bombeiros

Abandono | Obra do futuro quartel não foi concluída e gera expectativa

Nova Hartz – Mais de 20 anos após a emancipação, o Município ainda luta para disponibilizar o básico para empresários e cidadãos que escolheram Nova Hartz para morar ou tocar os negócios. Entre as principais carências na atualidade está a falta de uma corporação do Corpo de Bombeiros, que é cogitada há décadas.
Em 2007 e 2008 até ocorreram iniciativas e movimentações para a implantação do serviço. Já em 2009, um projeto de lei apresentado pelo ex-prefeito, Antonio Elson Rosa de Souza, chegou a ser aprovado na Câmara de Vereadores, destinando um terreno para a construção de uma sede. O problema é que a estrutura começou a ser erguida, mas as obras acabaram paralisadas por falta de recursos financeiros.
Entre os principais defensores da implantação de uma unidade do Corpo de Bombeiros em Nova Hartz, está o militar aposentado Salmeron Rodrigues, que relembra os passos para dar início às obras do prédio. “Entre as entidades que solicitaram a implantação do Corpo de Bombeiros estavam a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a própria Prefeitura”, comenta.
Unidade Atenderia Nova Hartz e Araricá
No período que iniciou a construção do futuro quartel, foi fundada a Associação dos Bombeiros Voluntários de Nova Hartz e Araricá. “Esta Associação, hoje, não organiza mais encontros e está desmobilizada para tratar do assunto”, denuncia Salmeron. A Associação tem na presidência o vereador Jairo Luiz Veiga, do PMDB. “Estamos em tratativas para uma nova eleição”, disse o vereador. Para Salmeron é necessário eleger uma nova diretoria. “Estamos mobilizando novas lideranças para retomar este assunto com força”, destaca. Uma nova eleição deve ocorrer em março.
Sem estrutura, Nova Hartz perde veículo para Sapiranga
Além de gerar incômodos para os moradores do entorno do prédio abandonado, o atraso na implantação do Corpo de Bombeiros Voluntários de Nova Hartz e Araricá causa prejuízos aos municípios. Valores de taxas acabam sendo encaminhadas para Sapiranga. Em 2014, inclusive, Nova Hartz viu um veículo Duster, obtido na Consulta Popular, ser encaminhado para os Bombeiros de Sapiranga.