Nova Hartz instalará câmeras e alarmes em todas as escolas para ampliar a segurança

Nova Hartz – Em breve, as 12 escolas municipais (sete de Ensino Fundamental e cinco de Educação Infantil) contarão com sistema de alarme e câmeras de monitoramento para ampliar a segurança patrimonial e da própria comunidade escolar (estudantes, professores e funcionários).

Nesta sexta-feira (10), a Prefeitura definirá, via licitação, qual será a empresa responsável para fornecer e instalar todos os dispositivos que integram o futuro sistema de vigilâncias das escolas municipais, beneficiando um contingente de aproximadamente 2.766 estudantes e outros 280 professores.

A secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Veronice Zandoná, explicou que o estudo iniciou há tempo, mas em 2018, a proposta ganhou efetivação com o encaminhamento dos primeiros orçamentos. “Fizemos um estudo e foi constatado o tamanho das escolas e os pontos de maior vulnerabilidade. A partir disso, fizemos um projeto e lançamos este edital. As empresas interessadas terão que fazer uma visita às escolas para entender onde queremos as câmeras”, destaca Veronice.

Todas as escolas serão contempladas com alarme, mas câmeras, pelos educandários possuírem características e tamanhos distintos, o número a ser instalado será distinto uma da outra. “Algumas terão quatro, outras menos”, cita.

Secretária Veronice explica como a prefeitura identificou a necessidade dos equipamentos

Pesou para a secretaria de Educação e a Prefeitura tomarem essa decisão, recentes episódios de furtos e arrombamentos contra as escolas municipais. “Registramos um caso na escola do bairro Aroio da Bica (a Escola José Schmidt), onde em 2018, entraram e levaram diversos objetos. Neste ano de 2019, arrombaram duas vezes a Escola Leonel Brizola, no bairro Campo Vicente. Para nós, isso é difícil, pois acabam levando materiais que necessitamos repor”, lamenta Veronice.

Prefeito avalia investimento

A secretária Veronice informou que a expectativa é de que a instalação das câmeras resulte em um investimento na casa dos R$ 60.000,00. “Mas, como irá para licitação, esse valor pode reduzir ainda mais”, justifica.

As câmeras serão na tecnologia HD e terão alcance de 20 metros. “Queríamos ter feito essa ação há mais tempo, mas o que demorou foi a necessidade de reservar recursos financeiros para conseguirmos dar esse importante passo”, sublinha a secretária.

O prefeito de Nova Hartz, Flavio Jost, avalia o investimento. “Desde o início do mandato da atual administração observamos a necessidade de promover mais segurança nos ambientes escolares. Porém, lá no início, algumas demandas tiveram maior prioridade e agora nos vimos em condições de finalmente realizar esse investimento que promoverá não somente a segurança destes espaços públicos, mas também de funcionários e alunos”, avalia.

Foto: Gian Wagner