Nova Hartz iniciará em dezembro construção do reservatório de água

Nova Hartz – De forma progressiva e contínua, a prefeitura tem superado obstáculos e entraves jurídicos na busca incessante para a implantação do sistema de abastecimento de água no município. O mais novo avanço obtido pela Secretaria de Planejamento Urbano e Captação de Recursos foi a definição da empresa que será a responsável por construir um dos equipamentos mais fundamentais desse futuro sistema: o reservatório de 1 milhão de metros cúbicos de água.

A efetivação desta iniciativa era uma condicionante imposta pela Corsan ao município, dentro da assinatura do convênio efetuado pela Prefeitura e o Governo do Estado, no início de 2019. “A construção do reservatório se faz necessária para assinar a concessão com a Corsan. Paralelamente, necessitamos apresentar a empresa vencedora da licitação, que é a Conster Construções LTDA, ao Ministério do Desenvolvimento Regional, e ainda, pedir a inclusão da Corsan, que será a interveniente executora junto à Caixa Econômica Federal”, esclareceu o secretário Willian Rodrigues da Silva.

Em 2016, a antiga administração fez uma licitação que foi vencida pela Construtora Gastal, que não possuía capacidade técnica para executar o reservatório.

Análise de solo comprova necessidade de readequação do projeto original na ação

O secretário, Willian Rodrigues da Silva, explicou que além de não possuir capacidade técnica para realizar a obra, a Gastal não possuía fluxo de caixa para dar início a obra. “Em março de 2018 realizamos sondagens de solo, onde constatamos material silte arenoso vermelho, com classificação mediana a muito compacta. Com isso, efetuamos um projeto robusto de fundações do reservatório”, explica.

Reservatório grandioso

O modelo construtivo do reservatório, que será construído acima do Posto de Saúde Central, no Loteamento Brusius, no bairro Primavera, seguirá o mesmo método construtivo. “Ele será erguido todo em concreto armado e serão investidos R$ 762.387,61 através de recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional via Caixa Econômica Federal, com um percentual de contrapartida de recursos próprios da Prefeitura de Nova Hartz. O início da obra está previsto para o mês de dezembro de 2019, com um prazo de seis meses para a execução após a ordem de início”, revelou Willian. No momento, o único empecilho que impede a assinatura do contrato definitivo com a Corsan é a apresentação da empresa que irá executar o reservatório. Na obra serão utilizados 108 m³ de concreto bombeável e mais de 15 toneladas de aço..