Nova Hartz incentiva a pesquisa entre estudantes

Mostra | Estudos e trabalhos serão apresentados em evento organizado pela Secretaria de Educação nesta semana

Nova Hartz – Os ensinamentos e as pesquisas dos estudantes que integram a rede municipal e estadual serão apresentados – dias 24 e 25 – na 1ª Feira Municipal de Iniciação Científica (FEMIC). Projetos pedagógicos dos alunos das séries iniciais (do 1º ao 5º ano) e os projetos de iniciação científica das séries finais (6º ao 9º ano) serão avaliados por professores da Universidade Feevale, Faccat, integrantes de secretarias de educação de municípios vizinhos, além de mestres e doutores convidados para avaliar os trabalhos da FEMIC.

Para o secretário de Educação, Esporte e Lazer, Cléo Hendges, a feira é importante para despertar a curiosidade nos estudantes, além é claro, de proporcionar momentos de aprendizado nos jovens. “Convidamos todas as escolas como forma de valorizar a educação e para que os estudantes possam aprender e se divertir com as pesquisas”, pondera Cléo.

As pesquisas desenvolvidas com os anos finais possuem uma característica mais científica. “Com os pequenos, foi um caráter mais pedagógico para que se sentissem à vontade e que o trabalho não ocasionasse um estresse para as crianças”, explica Cléo. A 1ª FEMIC ocorre das 13h às 19 horas, nesta quinta e nesta sexta-feira (dias 24 e 25).

Momentos para os jovens se descobrirem

Uma das metas com a Feira Municipal de Iniciação Científica é oportunizar aos estudantes que descubram suas qualidades. “A escola tem que proporcionar vários momentos para os estudantes se descobrirem. Estamos buscando essa diversidade de conhecimento e através deles apreendendo. O professor aprende junto, orienta e isso motiva o professor a ir atrás de informação”, cita Cléo. Para chegar ao dia da FEMIC, os estudantes passaram por uma seleção e etapas nas próprias escolas. “Esta seleção ocorreu durante o 1º semestre. Dois projetos de cada área por escola foram selecionados para a FEMIC. Os destaques da FEMIC serão classificados para participar da Mostratec Júnior, em Novo Hamburgo. Os destaques receberão ainda certificado, medalha e troféu”, valoriza o secretário. A FEMIC ocorrerá nos Pavilhões de Eventos da Prefeitura.