Nova Hartz ganha mais uma Unidade de Saúde

Nova Hartz – No ano em que o Município completa 27 anos de emancipação, não faltam motivos para os moradores do bairro Liberdade comemorarem. Com a inauguração na segunda-feira (1)da Unidade Básica de Saúde do bairro, que é o quinto posto de saúde construído em Nova Hartz, as atenções da população se voltam agora para a finalização das obras de asfaltamento da rua da Olaria e parte da rua do Engenho. E as boas notícias não param por aí. Para fevereiro de 2015, a intenção da Prefeitura e da Associação dos Moradores do bairro Liberdade é promover uma ação para marcar a reforma do Centro Comunitário.
O prefeito, Arlem Tasso, valorizou a entrega da UBS e disse que a ação é resultado da continuidade dos últimos governos no Município. “Com o início do trabalho das equipes do Programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF) no bairro Liberdade, esta será a quarta unidade a contar com o trabalho de saúde preventiva”, destaca.
Desde a terça-feira (2) uma médica está à disposição dos moradores que buscarem atendimento. Mas, este serviço será ampliado nas próximas duas semanas. Com o término das férias de uma das médicas cubanas, do Programa Mais Médicos, que atende em Nova Hartz, a UBS contará com duas médicas. “Enquanto isso, enfermeiras e técnicos organizarão a agenda. A partir de 2015, todas as famílias do bairro e região serão cadastradas pelas equipes do ESF”, adianta o prefeito.
A construção da UBS do bairro Liberdade foi possível através da destinação de duas emendas parlamentares de 100 mil reais do ex-deputado federal, Tarcísio Zimmermann (PT) e de Ênio Bacci (PDT).
Moradores podem procurar atendimentos
O secretário da Saúde, Sadi Stein, revelou que as prefeituras encontram dificuldades na implementação dos serviços públicos. “Não podemos inaugurar uma obra deste porte e não conseguir fazer ela funcionar”, lembra o secretário. Foram investidos na construção da UBS R$272.298,90. A Prefeitura ainda destinou outros 60 mil para aquisição de equipamentos.