Nova Hartz forma mais 30 bombeiros voluntários; seis irão atuar no Paranhana

Nova Hartz – O efetivo do Corpo de Bombeiros Voluntários de Nova Hartz ganhou um importante reforço. No último dia 28, no Centro de Eventos da Comunidade Evangélica, ocorreu a solenidade de formatura de 30 novos bombeiros voluntários. Seis irão atuar nos quarteis de Riozinho e Rolante, que também atuam de forma 100% voluntária, e os demais formandos passam a integrar a equipe nova-hartense.

A turma de novos voluntários conta com moradores de Nova Hartz, Araricá, Sapiranga, Campo Bom, Novo Hamburgo, Estância Velha, Sapucaia do Sul e Canoas. O curso ocorreu entre os meses de julho e outubro e foi ministrado pelo próprio quartel de Nova Hartz, comandado por Glaucio Dietrich. “Ficamos felizes com mais essa formatura e por estarmos conseguindo nos qualificar cada vez mais para atender a comunidade. Esta é mais uma turma que chega para somar com nossa equipe; só temos a agradecer”, destaca o comandante Glaucio.

A solenidade contou com a presença de integrantes da Voluntersul, que é a associação dos bombeiros voluntários do Rio Grande do Sul, de quarteis parceiros, como de Picada Café, e lideranças da comunidade, além de familiares dos formandos. Após a formatura, todos participaram de um jantar de confraternização.

Grupo não mede esforços para prestar apoio quando a comunidade precisa

Fundado há sete anos, a atuação dos bombeiros voluntários em Nova Hartz é referência. “Sempre que preciso, tenho todo efetivo à disposição”, exalta o comandante Glaucio. Um exemplo do esforço e dedicação ímpar do grupo ocorreu no mês passado, quando um temporal alagou a cidade, deixando famílias desabrigadas. “Quando os atendimentos iniciaram, tínhamos quatro bombeiros na escala. Logo, estava com 33 voluntários no quartel. Todos atuaram madrugada adentro para atender as famílias e ajudar com tudo que foi preciso”, conta Glaucio, orgulhoso da equipe. “Sempre que precisamos, temos profissionais dispostos e dedicados a ajudar, independente do dia e hora”.

PARCERIAS IMPORTANTES NA CIDADE

A nova turma de bombeiros voluntários chega para agregar em todas as ocorrências nas quais o quartel é acionado, desde acidentes de trânsito, atendimento pré-hospitalar até buscas, afogamento e combate à incêndio. O quartel também já conta com buscas e salvamento com cão. “A cada ano, a gente tem por objetivo qualificar e aprimorar cada vez mais os atendimentos. E, para isso, vale ressaltar e agradecer pois sempre podemos contar com o apoio de parceiros. Quando a gente precisa de algo, alguma doação, contamos com a ajuda da comunidade”, destaca Glaucio. Ao longo de sete anos, muitos voluntários se formaram e, mesmo saindo do quartel, seguem aptos para atender. “Por diversos motivos, se tornarem pais, mães ou outras circunstâncias, as vezes eles precisam se distanciar um pouco dos plantões, mas sempre digo, o conhecimento permanece e eles podem ajudar em qualquer situação”.