Nova Hartz faz 27 anos e entrega posto de saúde

Nova Hartz – Enfim, a Unidade Básica de Saúde do bairro Liberdade será entregue aos moradores. A estrutura começou a ser construída em janeiro de 2012 e depois de dois anos em obras, a Prefeitura, finalmente, definiu a data de inauguração: 1º de dezembro, véspera do 27º aniversário de emancipação do Município.
O secretário da Saúde, Sadi Stein, comentou sobre as razões da demora para a entrega da nova estrutura. “Nossa intenção era entregar antes. Mas, faltava construir uma rampa de acesso, instalar grades e os móveis e equipamentos precisavam ser comprados e instalados. Agora, está tudo praticamente concluído”, destacou o secretário.  
Até a véspera da inauguração, a futura Unidade Básica de Saúde ainda receberá acabamentos finais para, posteriormente, a Prefeitura obter o documento de entrega da obra, que será concedido pela Caixa Econômica Federal.
Com o novo local de atendimento médico, a Prefeitura de Nova Hartz ampliará de quatro para cinco o número de postos de saúde. “Se comparado com o período que assumimos, há 10 anos, onde apenas o Posto Central estava funcionando, esta obra representa mais um importante avanço para os moradores do Município”, enaltece o secretário de Gestão, Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais, Adrione Britto.
Detalhes da ação
Para oferecer mais um local de atendimento médico e de prevenção, a Prefeitura foi até o governo federal e obteve R$272.298,90 para a construção da nova Unidade Básica de Saúde. Outros 60 mil reais foram investidos pela Prefeitura na compra de equipamentos e móveis.

Bairros atendidos
De acordo com Sadi Stein, em um primeiro momento, os maiores beneficiados com o novo posto de saúde serão os moradores do bairro Liberdade. “Mas, pela proximidade com o bairro Bela Vista e o Loteamento Ipê Amarelo, talvez estes moradores usufruam do espaço”, projeta Sadi.
Saúde em transformações
– O local contará com consultórios de atendimento clínico, ginecológico e odontológico. “Teremos dois médicos de saúde da família atendendo na Unidade Básica de Saúde do bairro Liberdade. Até o início de 2015, serão chamados os agentes comunitários de saúde para trabalhar em conjunto com os profissionais da nova unidade de saúde”, explica Sadi Stein. A estimativa é de que o novo local tenha capacidade de atender até quatro mil pessoas todos os meses.
– Uma outra grande readequação em curso no Município na área da saúde é o agendamento de consultas especializadas por telefone. “Há cerca de 90 dias implantamos esta nova estratégia, que vem apresentando bons resultados. Antes, os moradores buscavam atendimento duas, três até seis vezes.  O agendamento, agora, trouxe uma evolução para a rede básica de saúde. O paciente liga e o atendente informa o dia que ele precisa ir até o Posto Central realizar a consulta”, destaca.