Nova Hartz executa obras do reservatório central de água

Estacas da fundação do reservatório foram concluídas pela equipe da construtora Foto: Deivis Luz

Nova Hartz – Com um sistema rudimentar de abastecimento de água aos moradores e que é feito através de poços artesianos industriais, a Prefeitura cumpre a sua parte no recém-assinado contrato de 25 anos com a Corsan e colocou em execução a construção do reservatório de 1 milhão de litros de água.

Situado no topo do Loteamento Brusius, bairro Primavera, o equipamento é indispensável para a operacionalização futura do sistema de abastecimento de água que será instalado no município, a partir de 2021
pela Corsan. Uma etapa da obra foi superada e é a viabilização de uma adutora de 200 milímetros que parte da estação de Tratamento de água de Parobé e segue em sentido Campo Pinheiro em direção ao reservatório central.

O secretário de Planejamento e Captação de Recursos, William Rodrigues da Silva, avalia que este é, sem dúvidas, um marco para o município: “É uma obra muito aguardada, e por diferentes motivos o andamento sofreu com intercorrências que impediam a sua evolução natural”, recapitula o secretário.

Secretário pondera ações

O secretário detalha o processo construtivo do futuro equipamento: “Chamamos na engenharia de reservatório
apoiado, com dezenas de estacas, e que contribuirão na missão de abastecer as residências de Nova Hartz com a água tratada de Parobé através da rede adutora, que ainda não está em funcionamento”, destaca o secretário.

Outros detalhes do reservatório

A construção do reservatório de água é uma obra conquistada através do Ministério do Desenvolvimento
Regional e serão investidos mais de R$ 800.000,00: “A previsão é de que a conclusão ocorra em dezembro de
2020. Além disso, está em andamento pela Corsan os documentos e a estrutura existente no município para
após, encampar o serviço atual e integrá-lo ao sistema estadual controlado pela Corsan”, cita.