Nova Hartz estrutura plano preventivo contra o coronavírus

Nova Hartz – A secretaria de Saúde divulgou modificações fundamentais para evitar a chegada do coronavírus no município. Entre as principais mudanças está o formato em que a marcação de consultas e exames ocorrerá a partir da terça-feira (17). Para evitar aglomerações desnecessárias em frente do Posto de Saúde Central, dois números de telefone passarão a receber os agendamentos: “O Posto de Saúde Central é o local onde há mais concentração de usuários e precisamos evitar esse tipo de risco, pois naturalmente, o local já é um ponto de alto risco. Aconselhamos que a procura do Posto de Saúde Central deve ocorrer, restritamente, em casos de urgência e emergência”, indicou o secretário de Saúde, Neri Chicatto.

 

Até o momento, Nova Hartz não possui nenhum caso confirmado de cidadãos com coronavírus. Mas, o monitoramento é constante: “Soubemos de pessoas que estavam em viagens e em locais de risco. Agora, precisamos controlar o fluxo interno de pessoas no próprio município”, esclarece Neri.

 

Como funcionará as agendas de consultas e exames

Para facilitar a vida dos cidadãos a secretaria de Saúde disponibilizou os seguintes números para marcações de consultas e exames: 3565-1811 e o 995-778-397, sempre a partir das 7 horas da manhã (iniciando nesta terça-feira, 16): “Logicamente, que as pessoas que procurarem o Posto Central, usaremos o bom senso, mas preferencialmente, indicamos a ligação”, pondera Neri. O secretário esclarece ainda que o respectivo dia de cada médico/profissional não fica alterado e continua como de costume.

 

Em casos de suspeita de coronavírus

Àqueles cidadãos que estiveram com sintomas muito agudos como tosse (seca), febre e falta de ar, prioritariamente, devem acionar os seguintes contatos telefônicos: 995-778-483 ou o 3565-2597: “Através destes números, que estarão com uma enfermeira responsável, repassaremos orientações à estes pacientes com suspeita de coronavírus. Além disso, estamos com uma equipe multidisciplinar (com médico e enfermeira), para deslocar até a casa destes pacientes, em casos de real necessidade de acompanhamento”, pontua Neri.

Ou outro número (3565-1026) da Vigilância em Saúde e controle epidemiológico poderá ser acessado/utilizado em casos de dúvidas e esclarecimentos.

 

Reforço de médicos

Para potencializar os atendimentos em casos de extrema necessidade, todo o fluxograma da Secretaria de Saúde foi revisado: “Além disso, para o início de abril, contaremos com mais três médicos dentro do Mais Médicos, que serão integrados ao grupo de profissionais da saúde. Em casos reais de urgência por contaminação de coronavírus, o paciente será levado, prioritariamente, para o Posto de Saúde Central, onde possuímos uma sala de isolamento. Se houve necessidade, transferimos esse paciente para o Hospital Sapiranga, que é a nossa referência”, detalha Neri.

 

Vacinação contra H1N1

Em um trabalho de prevenção que vem ocorrendo há mais tempo junto com as indústrias, a secretaria de Saúde sensibilizou as empresas a reforçarem medidas preventivas. Álcool gel em pontos das indústrias foram disponibilizados para ampliar ações preventivas de higiene: “Além disso, as próprias indústrias, como forma de proteger o funcionário, vão pagar do próprio bolso, vacinas contra H1N1 para os seus colaboradores”, indica Neri.

 

Na rede pública de saúde de Nova Hartz, os grupos de risco (profissionais da saúde e idosos), devem começar a receber a vacinação contra H1N1, a partir da próxima segunda-feira (dia 24): “São medidas importantes, mas é fundamental que a população mantenha a calma. Não é preciso entrar em pânico. Superaremos tudo isso com muitas precauções simples”, conclui o secretário de Saúde.

Fonte das informações: Prefeitura de Nova Hartz