Nova Hartz está de olho nos descartes inadequados

Cidadania | Desmontar o móvel é uma opção viável

Nova Hartz – Virou rotina no município. Toda semana, equipes da Secretaria de Obras precisam reunir esforços para retirar das ruas dezenas de sofás, armários, colchões e outros objetos descartados de forma irregular. Mas, poucos cidadãos sabem que o gerador do resíduo, ou seja, o próprio morador, é quem deve destinar corretamente o material ou objeto descartado. “A prefeitura não é responsável por dar destinação adequada ao lixo clandestino depositado em estradas, ruas e calçadas”, alerta o secretário de Planejamento e Captação de Recursos, William Rodrigues da Silva.

Destinação correta

– Assim, todo cidadão precisa seguir o artigo 24 do Código de Posturas, que proíbe jogar lixo de qualquer espécie nos arroios, nas vias públicas e terrenos públicos ou particulares.

– Desde o início de 2017, a Prefeitura é constantemente acionada para retirar do passeio público sofás, armários, colchões e outros objetos. Por isso, o Município pede que os moradores contribuam com a preservação de áreas de uso comum e que o bom senso prevaleça. Uma opção é o próprio responsável pelo sofá ou armário sem utilidade desmontar o móvel e dar a destinação correta para madeiras, tecidos e plásticos.