Nova Hartz discute Plano de Mobilidade Urbana para planejar o futuro do município

Nova Hartz – Ocorreu nesta quarta-feira, 12, audiência pública na Câmara Municipal de Vereadores de Nova Hartz para discutir o Plano de Mobilidade Urbana do município.

A intenção da reunião foi apresentar a equipe técnica que irá elaborar o trabalho (Matricial e Prefeitura), informar à comunidade sobre a elaboração do Plano de Mobilidade da cidade e apresentar os conteúdos do plano e as etapas que o compõem.

“O Plano de Mobilidade Urbana trará um diagnóstico da situação atual e norteará as demandas mais urgentes onde as ações serão melhor aplicadas”, explica William da Silva, Secretário Municipal de Planejamento Urbano e Captação de Recursos.

Etapas do plano

William da Silva explica.

“São previstos oito módulos no plano, sendo eles transporte coletivo, circulação viária, estacionamento, transporte não motorizado, tração animal, táxi, transporte de cargas. Dentro de cada módulo serão feitos estudos e pesquisas visando melhorias que contemplem as necessidades apresentadas”, conta o secretário de Planejamento William.

Secretário fala da importância do Plano

O Secretário Municipal de Planejamento Urbano e Captação de Recursos, William da Silva, avalia a importância de se possuir um Plano de Mobilidade Urbana para o desenvolvimento do município. “A importância de se ter um Plano de Mobilidade Urbana vem de encontro à necessidade de pensar e planejar a mobilidade de um município, achando assim a melhor forma de distribuir a circulação viária, o que muitas vezes não acontece. Em geral os municípios crescem de forma desordenada e depois acabam por sentir os efeitos negativos de um crescimento não planejado”, conta o secretário.

William ainda fala sobre os próximos passos da construção do plano e de sua aplicação, etapas que carecem do apoio da sociedade com sugestões e esclarecimento de dúvidas. “O plano estará em andamento pelos próximos dez meses, onde ocorrerão entrevistas e audiências para que a população possa opinar e relatar seus anseios referente a mobilidade de uma forma geral”, finaliza.

Texto: Taylor Abreu

Fotos: Arquivo JR