Nova Hartz deve ter cartório notarial no início de 2016

Prazos | TJ confirma existência de concurso para servidores, que deve ser finalizado neste ano

Nova Hartz – Na semana passada, o Jornal Repercussão procurou o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, para averiguar o andamento da implantação de um cartório notarial na cidade de Nova Hartz. Os nova-hartzenses esperam há anos pela implatação do serviço na cidade, pois enquanto não há cartório no município, os cidadãos precisam se deslocar à cidade de Sapiranga para serem atendidos.
Em resposta ao Repercussão, o TJ afirmou que não havia projeto de lei para a instalação do cartório em Nova Hartz. Porém, de acordo com a Lei 13.313/09, a criação do serviço já havia sido aprovada pelo Estado. Assim, o TJ foi questionado novamente. “Questionados sobre a existência de PL tramitando na Assembléia para criação de serventia notariais em Nova Hartz, verificamos a lista de projetos e nada foi encontrado. Todavia, as serventias já foram criadas (Lei nº 13.313/09) e constaram no edital de concurso em 2013”, informou a Corregedoria-Geral da Justiça. 
Concurso para eleger servidores está na terceira etapa, diz TJ 
Conforme informações do Juiz Corregedor José Ricardo De Bem Sanhudo, o concurso público que elegerá os servidores para o cartório notarial de Nova Hartz (cujo edital é de 2013) está em andamento, em sua terceira etapa, que são as provas orais pelas quais os candidatos devem passar, enquanto a próxima etapa consiste em provas de títulos. O concurso deve estar concluído até o final deste ano.
De acordo com o Tribunal de Justiça, a previsão é de que o cartório notarial de Nova Hartz comece a atender a população no início de 2016. Além disso, o TJ informa que os custos referentes à instalação do cartório são de responsabilidade do titular que for apontado para administrá-lo. “A instalação aguarda apenas a conclusão, quando os aprovados no concurso escolherão suas serventias. para instalá-las”, informou a Corregedoria-Geral da Justiça.

Prefeito se manifesta
O Prefeito de Nova Hartz, Arlem Tasso, reitera que, da parte do município, já foram dados vários passos na direção à criação do cartório.
O prefeito Arlem também afirma que irá reforçar a necessidade do serviço em Nova Hartz, junto ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul.
O vereador Valentin Melo de Thomaz (PT), recentemente também cobrou novidades sobre o andamento da instalação do serviço no município, já que Nova Hartz aguarda há anos pelo cartório.