Nova Hartz destrava ação e inicia obra na Rua da Bica

Nova Hartz – Quem circula entre a Pedro Alvares Cabral e a Rua da Bica, no bairro Vila Nova, percebe a movimentação de caminhões e máquinas. O pequeno transtorno que vem ocorrendo no local é por um bom motivo. Depois de superar entraves burocráticos e liberar recursos federais, a Prefeitura acompanha de perto a execução das obras de alargamento de um trecho da Rua da Bica (da Pedro Alvares Cabral até a Rua Emilio Erwino Lieling).

Em um trecho de 300 metros, a rua será alargada com implantação de nova drenagem, calçadas e sinalização. Ao todo, o investimento será de R$ 327.072,27 sendo que a prefeitura investiu o valor de R$ 31.772,27. O repasse vinculado ao Ministério das Cidades foi uma indicação do ex-deputado federal, Renato Molling (Progressistas), e beneficiará até 3.000 pessoas que residem nessa região do município.

A Rua da Bica é uma das mais antigas de Nova Hartz e este projeto busca ampliar a segurança dos pedestres e motoristas que circulam no trecho. Neste local, está instituída uma das principais indústrias do município (a Via Marte) o que gera grande fluxo.

Entraves impediram início em 2018

As obras de alargamento do trecho de 300 metros da Rua da Bica podiam ter iniciado ainda em 2018. Mas, como o Governo Federal fez o depósito dos recursos em 6 de julho e no dia 9 de julho iniciaram as restrições eleitorais, a Prefeitura ficou impedida de dar a ordem de início à obra. “Só conseguimos autorizar a empresa a iniciar em novembro. Recentemente, conseguimos o desbloqueio do recurso e a liberação para retomar a obra”, explica o secretário de Planejamento e Captação de Recursos, Willian Rodrigues da Silva.

Uma das metas da Administração com essa intervenção é proporcionar maior fluidez no trânsito para que os conflitos viários de mobilidade urbana se reduzam neste trecho. “Parte da obra (a retirada de canos) fizemos com equipe pópria, inclusive, reduzindo o custo final da obra”, valoriza.

Fotos: PMNHZ