Nova Hartz destina corretamente pneus, eletrônicos e óleo de cozinha

Nova Hartz – O meio ambiente e a correta destinação dos resíduos é uma preocupação dos técnicos e responsáveis pela área na Prefeitura. Atentos para a necessidade de encaminhar corretamente diferentes tipos de materiais para os locais adequados, a Administração tem investido em parcerias com empresas do segmento para dar a destinação ambientalmente correta.

Entre as parcerias efetivadas pelo Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura, está um convênio com a Recitires – ReciclaMais Reciclagem de Borrachas. Especializada em dar a destinação correta para pneus velhos, usados e inservíveis, este tipo de material é costumeiramente retirado das ruas do município: “Os mesmos são recolhidos da rua pela administração pública e levados para a central de triagem de resíduos domésticos do município onde a empresa Recitires recolhe periodicamente e destina adequadamente”, explica o secretário de Planejamento e Captação de Recursos, William Rodrigues da Silva.

Existe ainda uma sensibilização do potencial poluidor que os materiais eletrônicos podem impactar o meio ambiente. Desta forma, este tipo de resíduo também recebe o olhar da Administração: “Nesta linha, possuímos uma parceria com a empresa Martinho Reciclagem de Eletrônicos. Contamos com um ecoponto para receber esses resíduos e periodicamente a empresa parceira faz a coleta. Posteriormente, os aparelhos e itens recolhidos são triados, separados e recebem a destinação final de forma correta, sendo inclusive, reciclados”, argumenta William.

Secretário projeta nova ação

Em uma recente campanha de recolhimento de resíduos eletrônicos, a Prefeitura contabilizou 1,5 tonelada deste tipo de material recolhidos.

A próxima iniciativa da Prefeitura de Nova Hartz é massificar o recolhimento de óleo de cozinha, material altamente poluidor dos mananciais: “Nesta linha, firmamos parceria com a empresa 3R Recicle. A proposta é distribuir ecopontos em locais estratégicos do município para o recebimento e recolhimento de óleo de cozinha usado”, projeta o secretário.

Estas ações estarão sendo fomentadas ao longo deste ano, com capacitações e palestras na rede de ensino e na comunidade em geral, com o intuito de melhorar cada vez mais a gestão dos resíduos no município.