Nova Hartz debate a água em audiência

Articulação | Dificuldades no abastecimento no Loteamento da Bica motivaram audiência pública

Nova Hartz – Os constantes episódios de falta de água no Loteamento da Bica, no bairro Vila Nova, motivaram a realização de uma audiência pública. O encontro – que ocorreu na semana passada na Câmara de Vereadores – serviu para esclarecer os aspectos que envolvem o abastecimento de centenas de moradores no bairro e que voltaram a conviver com dificuldades de falta de água durante o verão de 2016.

O superintendente da autarquia Águas da Nascente, Mauro Pereira, reconheceu que o serviço não é perfeito, que se trabalha em uma situação precária e, que por isso, o Município buscou R$ 15 milhões para investir no abastecimento de água em Nova Hartz. “Temos 28 poços na cidade e 78 quilômetros de redes de abastecimento de água. Estamos trabalhando e em 60 dias, vamos concluir as obras para levar água tratada à toda zona rural”, valoriza Mauro.

Responsável pela autarquia fala sobre poços

Sobre as dificuldades no abastecimento de água no Loteamento da Bica, Mauro Pereira foi claro. “Quando a construção do Loteamento da Bica foi autorizado, se aprovou a construção com apenas dois poços que possuem vazão de 6.500 litros por hora (somados). Quando iniciaram os primeiros problemas de abastecimento, negociamos a abertura de outros dois poços. O terceiro poço tem a mesma vazão (6.500 litros por hora) dos dois primeiros. Recentemente, perfuramos um quarto poço. Não é o sistema definitivo, nem mesmo o mais adequado”, avaliou. Porém, o diretor disse que a Prefeitura trabalha em quatro etapas para implantar o sistema definitivo de abastecimento de água. “A primeira etapa, que está quase concluída, é a que liga a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Parobé à adutora de água até Nova Hartz. A segunda etapa é a construção da Elevatória de Água Bruta junto à ETA, que estará pronta em 60 dias. A terceira etapa é a construção do reservatório de um milhão de litros de água no Loteamento Brusius e outro reservatório de 200 metros cúbicos no Arroio da Bica. A quarta etapa é o início da implantação das redes de água nos bairros”, informa Mauro.

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664