Nova Hartz compra leitos de internação clínica Covid no Hospital Sapiranga

Nova Hartz – Com o ritmo ascendente da curva de contágio pelo coronavírus entre a população e o consequente esgotamento da estrutura física de atendimento no Posto de Saúde Central, não restou outra alternativa para a Prefeitura e a Secretaria de Saúde: comprar leitos de internação clínica Covid-19 junto ao Hospital Sapiranga.

A medida foi confirmada pelo vice-prefeito e secretário de Saúde, Neri Chicatto, que tem se esforçado para proporcionar o atendimento mais adequado e humano possível a todas às pessoas que se infectaram e procuram atendimento na unidade de saúde. “Compramos esses dois leitos para desafogar a nossa estrutura. Quando pensamos na aquisição do leito, projetamos ele para proporcionar um melhor acolhimento a nossa população. O nosso Posto de Saúde Central tivemos que adaptar para internações, pois aqui é uma Unidade Básica de Saúde. Essa medida foi uma saída encontrada para ampliarmos o atendimento e a nossa retaguarda para estes casos. Estamos preparados aqui no Posto Central, mas nossa estrutura não é igual a de um hospital, pois o acolhimento fica aquém do necessário. Não contamos com banheiro privativo, alimentação entre outros detalhes”, explica o secretário e vice-prefeito.

O fluxo de pessoas que acabam internadas no Posto de Saúde Central tem se mantido desde o agravamento da pandemia. “Nossa estratégia é internar e colocar na fila de espera para transferir para o hospital”, detalha Neri.

Hospital Sapiranga com 40 leitos de UTI

A estrutura do Hospital Sapiranga tem operado no limite da sua capacidade. Recentemente, a instituição solicitou em suas redes sociais que necessita de voluntários na área de enfermagem e psicologia para atua no atendimento das principais necessidades junto aos pacientes. Empresas também estão doando itens, caso da Multitech, que doou cinco caixas com 12 frascos de álcool gel para a instituição.

 

Acolhimento na UBS Central

Para manter as mínimas condições de tratamento, os cidadãos de Nova Hartz que recebe o primeiro atendimento na UBS Central, quando necessário, fica no oxigênio e recebe medicamentos e antibióticos repassados pelo Hospital Sapiranga. “Na terça-feira, tínhamos quatro pessoas confirmadas para coronavírus recebendo atendimento na UBS Central. E, também somente na terça-feira, tivemos que transferir três pessoas infectadas e com quadro grave de saúde para o Hospital Sapiranga”, pondera.

Outra medida adotada por Nova Hartz foi reorganizar o local de vacinação contra a Covid-19. “Passamos para a UBS do bairro Liberdade. Pedimos para a população se cuidar e se proteger”, conclama Neri.