Nova Hartz aprova o Plano Municipal de Educação

Nova Hartz – O município foi um dos primeiros integrantes da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) a apresentar e ter aprovado pelos vereadores, o Plano Municipal de Educação (PME). O plano – que é obrigatório para todos os municípios – funcionará como uma espécie de guia nos planos e ações das secretarias de Educação pelos próximos dez anos. 
As metas do PME aprovado em Nova Hartz vão desde a inclusão de crianças e adolescentes na escola a conclusão dos estudantes no Ensino Fundamental. Trata ainda da valorização do professor e dos investimentos em educação para a próxima década.
Para a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Nova Hartz, Giseli Schons, a aprovação é um marco para o município. “Não tínhamos um Plano. A partir da obrigatoriedade constituímos o Fórum Municipal, que ajudou a coordenar o trabalho de formatação do Plano, junto com a Secretaria e o Conselho Municipal de Educação”, esclarece Giseli.
Pela lei, os planos locais têm até o dia 24 de junho para serem sancionados. O prazo é o primeiro estipulado no PNE.
Secretária valoriza debate nas escolas
A secretária Giseli Schons e a professora do departamento pedagógico da Secretaria de Educação e presidente do Conselho Municipal e coordenadora do Fórum Municipal, Claudia Melina Reuter, acompanharam a aprovação do PME na Câmara de Vereadores esta semana. “Fizemos amplo debate nas escolas. O desafio agora é ampliar o atendimento na educação infantil e melhorar ainda mais a nossa nota no IDEB”, conta Giseli.