Nova Hartz abre inscrições para as turmas da educação de jovens e adultos

EJA segue com inscrições abertas para alunas presenciais e semipresenciais (Foto: Divulgação)

Nova Hartz – Estão abertas as inscrições para Educação de Jovens e Adultos (EJA), de Nova Hartz. As aulas ocorrem na escola municipal Bernardo Lemke, no bairro Vila Nova, em dois formatos: presencial e semipresencial.

A diretora Kátia Daiane Alves da Silva explica que as inscrições para as turmas presenciais acontecem até final de abril. “O semipresencial recebe alunos durante todo o ano, mas para ter a possibilidade de concluir no mesmo ano, o aluno precisa ingressar no primeiro semestre”, disse ela.

São atendidos alunos a partir dos 15 anos. “Nunca é tarde para aprender. A EJA tem por objetivo auxiliar aos adultos que necessitam se alfabetizar e também àqueles que precisam terminar o ensino fundamental 2, ou seja, do sexto ao nono ano. Todos que têm a vontade de concluir os estudos até o fundamental completo podem nos procurar”, reforçou a diretora.

CRONOGRAMA DE ESTUDOS

As aulas de alfabetização ocorrem duas vezes por semana, das 19h às 22h. Do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental as aulas são ministradas semipresencialmente com datas pré-agendadas. Para alunos com mais de 30 anos, a instituição dispõe, ainda, de aulas presenciais de segunda a quinta-feira, das 19h às 22h. “A EJA possibilita a troca de conhecimento entre aluno e professor, sendo um misto de sabedoria de vida, de descobertas, curiosidades e uso da aprendizagem na prática e na vida real”, destacou a diretora.

ESPAÇO DE ESCUTA A TODOS

A diretora Kátia valoriza o trabalho desempenhado pela gestão para auxiliar na conclusão do ensino e também cita o quanto isso agrega para a vida dos estudantes. “A EJA em Nova Hartz se estabelece como uma importante ação na correção da defasagem escolar de jovens a partir dos 15 anos, assim como uma possibilidade de retomada e até mesmo de início dos estudos para adultos. Em ambas situações, a EJA se constitui de um espaço de acolhimento, de escuta e de desenvolvimento de potencialidades, que por algum motivo, ficaram adormecidas”, completou.

NOVA FORMA DE AULAS PARA OS ADULTOS

A gestão do prefeito Flavio Jost dediciu mudar a estrutura da EJA afim de melhorar o atendimento aos estudantes. A secretária de Educação, Veronice Zandona, explica as mudanças. “Desde 2017, quando assumimos, houve uma reformulação da EJA. Até 2016 era somente aula presencial. Quando chegamos ao final do ano de 2016, tínhamos 10 alunos e 20 professores. Criamos uma classe de alfabetização, um EJA a distância e outro presencial. Aos poucos, estamos evoluindo e melhoraando cada vez mais este ensino”.