Nova-hartense promove mutirão de limpeza pelas ruas da cidade

Nova Hartz – Recentemente, o Dr. Cleberson Vieira, de Nova Hartz, juntamente com seu filho, resolveram sair para limpar as ruas próximas de sua residência, no bairro Arroio da Bica.

O cirurgião-dentista relata que, em apenas um quilômetro percorrido, foi possível coletar mais de 130 quilos de lixo. Cleberson avalia a importância de atitudes como essa e o impacto positivo que pode gerar na comunidade.

Partindo de um projeto pessoal, contando com a ajuda de seu filho, de 10 anos, ele pretende ampliar a abrangência de coleta dos resíduos, buscando fazer sua parte na preservação do ecossistema, salientando a importância desta.

O exemplo de boas atitudes em relação à preservação do ambiente pode incentivar demais pessoas a refletirem acerca de suas condutas frente ao tema. Vieira destaca, também, a relevância de criaças terem contato com tais projetos, visto que a cultura da preservação é necessária para que mais ideias desse âmbito possam ser criadas, educando, desde cedo, os jovens à cuidar do local onde vivem.

“Cuidar do meio ambiente me faz bem, eu me sinto completo. É como eu costumo dizer: o mundo é a nossa casa e precisamos cuidar do local onde vivemos”, salienta Cleberson.

Pequenos projetos pessoais são de extrema importância para conservar o ambiente

O consumismo desenfreado também colabora para o acúmulo de lixo e seu descarte incorreto. Sendo assim, a não preservação do ambiente à nível de comunidade resulta em consequências globais.

É preciso, desse modo, reconhecer que a natureza é extremamente frágil em relação ao convívio humano, pois o homem sempre buscou nela meios para satisfazer suas vontades essenciais, instigado pelo espírito consumista influenciado pelo mercado contemporâneo. Logo, os impactos ambientas são, praticamente inevitáveis, visto que a cultura do descarte incorreto está presente na sociedade há décadas.

Efetivamente, se cada pessoa fizer sua parte, os resultados podem ser mais rápidos e a abrangência de projetos do âmbito pode conscientizar um grande número de indivíduos.

O homem e o ecossistema

Os impactos ambientais em razão dos descuidos no descarte correto do lixo afetam, cada vez mais, o ecossistema. A preservação do meio ambiente não requer medidas drásticas, mas sim, atitudes pequenas e rotineiras. A degradação do meio ambiente é efeito e consequência do mau comportamento e da atuação humana e, ações simples que podem ser tomadas no dia-a-dia para a conservação do lugar onde se vive são ignoradas.

Por conta disso, sérios danos são causados ao ecossistema e ações importantes acerca da preservação são cruciais nos efeitos de curto e longo prazo. Os ciclos ambientais se modificaram e, a exemplo disso, tem-se o derretimento das geleiras no círculo polar ártico, intensificação do efeito estufa, além de consequências como problemas respiratórios e climáticos em geral.

Efetivamente, o ocasionamento de problemas que afetam diretamente a população são apenas consequências das atitudes desta. Para tanto, mudanças nos costumes pessoais, bem como a conscientização de grandes indústrias se faz necessário para que os resultados negativos possam ser diminuídos.

Convite para ação

Cleberson Vieira convida a comunidade para ajudar na ação neste sábado, 8 de junho, a partir das 14h30, na Praça do Trabalhador. “Tragam luva, saco de lixo 100 litros, cabo de vassoura com gancho e vontade de ajudar”, disse.

Texto: Keila Massaia

Fotos: Cleberson Vieira