Nova esteira é instalada na usina de resíduos sólidos de Campo Bom

Aterro Municipal de resíduos da construção civil e limpeza urbana recebe toneladas de resíduos todos os dias Foto: João Ribeiro

O município de Campo Bom vem investindo, desde o início da Administração, em medidas para preservação do meio ambiente.

 

Esse cuidado é, nos modelos de gestão mais modernos, mais do que uma questão de consciência ecológica, se trata de um investimento para o futuro e também ajuda no controle financeiro.
Um exemplo é o recente investimento na usina de resíduos sólidos de Campo Bom, que fica no bairro Mônaco. O espaço está recebendo um novo prédio com uma esteira nova para a separação dos materiais. “A esteira antiga não tinha mais condição de uso e será desativada”, conta o prefeito Luciano Orsi.
Uma nova esteira vai trazer mais funcionalidade para o trabalho da cooperativa que faz a reciclagem dos resíduos. Todo o lixo recolhido na cidade é direcionado para lá e passa pela separação entre itens sólidos e orgânicos, depois os resíduos são selecionados na esteira entre o que pode ou não ser reciclado, de acordo com as condições e o tipo de material. Com uma esteira maior e funcionando plenamente, o volume destes resíduos separados por dia vai crescer, gerando assim um ganho para os cooperados e também para o município, já que o processo se torna mais eficaz e diminui os custos de transporte.

A nova esteira proporciona um volume maior na seleção de resíduos para a reciclagem

O prefeito Luciano Orsi destaca a importância do investimento na central de resíduos, já que o material que não é separado para reciclagem acaba tendo que ser enviado ao aterro sanitário. Com maior capacidade, mais materiais são aproveitados. “Além de tirar mais produtos daquele material e reduzir o custo o envio para o aterro lá de São Leopoldo. É pago o transporte e também é pago pare enterrar. Então diminuindo, aproveitando mais os resíduos, além de aumentar a renda para os cooperados, diminui também o custo de transporte e destino final dos resíduos sólidos; o município ganha nas duas pontas”, destaca Orsi.

Recuperação de áreas com lixo

No final de dezembro foi finalizada a recuperação de pontos de descarte irregular de lixo e entulhos na Avenida João Pedro Dias, ação feita por meio do programa Lixo Zero, que é outra ação importante da Secretaria de Meio Ambiente de Campo Bom.
Trata-se da limpeza de pontos em que acontece o descarte irregular de lixo nas áreas urbanas. Os detritos são recolhidos e o local é aterrado e também identificado para que não seja mais alvo deste tipo de ação. Nas áreas já finalizadas, a limpeza e colocação de terra foi realizada pela Secretaria de Obras e ainda teve plantio de 25 mudas de árvores nativas pela Sema.
Todos os locais receberam placas do Lixo Zero, com o número para denunciar descartes incorretos.