Nova ala SUS do Hospital de Sapiranga em fase de conclusão

Sapiranga –  O Hospital Sapiranga continua avançando nas suas obras de ampliação e adequação. Em outubro de 2021, um novíssimo e moderno Centro de Diagnósticos foi inaugurado, proporcionando para a comunidade acesso a exames de alta complexidade. O hospital é referência para Nova Hartz e Araricá e, através do Centro de Diagnósticos, recebe paciente de todo estado pelo Sistema Nacional de Regulação.

 

A próxima fase a ser entregue é a nova Ala das Esmeraldas, espaço destinado para atendimento de pacientes que internam através do Sistema único de Saúde – SUS. Atualmente, a ala funciona na parte mais antiga do Hospital Sapiranga.
As adequações foram necessárias principalmente pela necessidade de modernização e o espaço físico do antigo prédio ser limitado. “A própria legislação, que vai mudando, e novas normas exigem alguns critérios, o que obrigaria uma redução de metade dos leitos”, comenta a diretora executiva do Hospital Sapiranga, Elita Herrmann.
O planejamento inicial era para que o novo espaço estivesse funcionando ainda em 2021, mas a pandemia atrasou a obra. A expectativa é de que a mudança aconteça ainda no mês de abril, quando a instituição completa 78 anos, como comenta a diretora Elita. “Esperamos entregar para a comunidade agora no mês de abril. Serão os 60 leitos da unidade de internação SUS, a nossa unidade Esmeraldas, que passa a funcionar nessa estrutura novíssima. Será um ambiente mais moderno, com toda a instalação necessária, ambientes laváveis, gases medicinais já com instalações próprias”, detalha.

Realocação exige planejamento minucioso

O anexo do Hospital Sapiranga possui quatro pavimentos. A nova estrutura que vai receber a ala SUS fica no 4° pavimento do prédio e está em fase de finalização da obra, para início de instalação de equipamentos. O segundo piso já abriga a Clínica Artha (parceira na área de oncologia) e também vai receber um espaço para cardiologia e saúde da mulher que deve ser finalizado ainda no primeiro semestre de 2022.
A emergência deve ser instalada no primeiro pavimento, com o dobro da área que possui hoje. Esta será uma obra com finalização mais complexa e o acesso de ambulâncias deve acontecer pela rua Almirante Barroso (hoje fundos) e não mais pela Getúlio Vargas. A previsão é de que a nova emergência seja inaugurada no segundo semestre deste ano.
Cada fase concluída da ampliação é uma conquista, não só para o Hospital Sapiranga, como para toda a comunidade. Os 60 leitos SUS que ocuparão todo o andar contarão com instalações modernas, banheiros internos adaptados em cada quarto, sistema de gases medicinais interligado, salas de enfermagem amplas e funcionais, entre outras vantagens.
Além dos prazos da obra, outro fator é que a mudança tem que ser feita com todo cuidado, por isso ainda não há uma data agendada. “Aqui temos que trocar o pneu com o carro andando”, comenta Elita Herrmann, que completa “a equipe está elaborando cronogramas para que se consiga fazer as mudanças sem prejuízo, porque o nosso serviço não pode parar”, conclui.