Notícia do Repercussão se transforma em instrumento de ensino em escola de Sapiranga

Sapiranga – O Jornal Repercussão vem cumprindo com seu papel social dentro das escolas e servindo como instrumento para os professores engrandecerem o conteúdo apresentado aos alunos. Um exemplo recente ocorreu na última semana, dia 26 de outubro, no Centro Municipal de Educação Doutor Décio Gomes Pereira, Unidade de Ensino Fundamental, no bairro São Luis. A professora de ciências do 7º ano, Carina Lurdes Göttert Piccoli, estava trabalhando as características, alimentação e adaptações para voo das aves em sala de aula, quando a matéria sobre o jovem que fotografa pássaros, publicada na edição nº 294, de 11 a 17 de outubro, chamou atenção. “A matéria veio ao encontro deste estudo para mostrar espécies encontradas em nossa cidade”, pontua a professora.

Direção incentiva inovação
“O mérito é da professora. Nós sempre incentivamos o uso dos recursos, mas vai do professor usar sua criatividade e quem tem a ganhar são os alunos. Um trabalho que incentiva os alunos a ler jornais”, destaca a diretora do Centro de Edução, Marlise Rosane Ev.

Ideia surgiu após leitura da edição
O tema aves estava em pauta nas aulas de ciências da turma 711, sob o comando da professora Carina, quando ela se deparou com a notícia sobre o jovem sapiranguense e suas fotografias de pássaros. “Eu estava lendo o jornal e achei interessante mostrar aos alunos que um jovem da nossa cidade estava fazendo um trabalho fotográfico, registrando as espécies de nossa cidade. Pensei que seria interessante eles conhecerem esta forma de estudo de alguém tão jovem”, relata a professora.

Ela então recortou a página da matéria, colou em folha de ofício, para que fosse melhor manuseado e passou algumas perguntas no quadro, sobre a reportagem, para que os alunos, em grupo, respondessem. “Após, corrigimos e conversamos sobre o que haviam lido. Eles também fizeram desenhos de pássaros da reportagem”, explica. ” Hoje, os meios de comunicação nos proporcionam trazer uma gama maior de informações, o que nos permite envolver melhor os alunos com fatos atualizados. E o jornal é um meio de comunicação importante para chegar mais próximo dos alunos e sua realidade”, ressalta Carina.

Fotos: CME Dr. Décio