Notebooks ganham espaço como ferramentas de estudo, auxiliando a vida acadêmica

Praticidade | Clientes procuram por aparelhos que possam ser usados na  faculdade 

Quem não tem, quer comprar. Quem tem, quer trocar o seu por uma versão mais nova. Antes um quase artigo de luxo, hoje o notebook é peça comum nos lares dos brasileiros. Comparado aos preços cobrados há alguns anos atrás, os valores dos aparelhos estão tão acessíveis que é possível encontrar famílias que têm mais de uma unidade em casa. O grande triunfo dos aparelhos, para se manterem relevantes no mercado, é o seu uso como ferramentas de estudo. 
É algo observado por Arlei Lautenchleger, gerente da CR Diementz de Sapiranga. “As pessoas não compram mais notebooks para jogar, mas para trabalhar. Nossos clientes procuram uma máquina que satisfaça as necessidades deles, muitos usam para a faculdade”, comenta o gerente. De acordo com Arlei, o modelo mais indicado para seus clientes é o V5-6620/E5-571-33ZU, da Acer. “Trabalhamos com Compac e Samsung também, mas a maior procura é pelo da Acer. Muito disso se deve à configuração do aparelho, que é o que o cliente procura, hoje em dia”, explica Arlei. O modelo da Acer conta com tela de 15.6’’, além do processador Intel Core i3. “Procuramos fazer o serviço completo. O cliente sai daqui com o notebook configurado, pronto para o uso – e com internet, pois oferecemos a internet da Vivo”, complementa o gerente da CR Diementz.
Equilíbrio entre preço e tecnologia nas lojas Benoit
Sergio Kochem, gerente da Benoit, também nota a tendência dos clientes em procurar um notebook para auxiliar nos trabalhos de escola e faculdade. “A maioria dos clientes que nos procuram têm filhos no colégio, que começaram a estudar e precisam de um notebook para realizar seus trabalhos”. Sergio também recomenda um Acer, modelo 90361 quad core, que vem com Windows 8.1, tela de 14’’ e Bluetooth. “Mas procuramos atender a todos, quem procura por preços melhores ou algo mais avançado”, enfatiza o gerente. 
Nas lojas Solar, é possível encontrar aparelhos Dell e Positivo
Nas lojas Solar, o gerente Alexandre de Lima Oliveira explica que trabalham com as marcas Dell e Positivo. “Na hora de indicar um modelo, depende muito do que o cliente está procurando. Os que ficam mais em conta seriam os aparelhos da Positivo”, comenta Alexandre. Como exemplo, ele cita o modelo XR3010, da Positivo, que conta com memória RAM de 2G e HD de 500 GB. “Há quem procure um aparelho para uso no dia-a-dia, mas 80% dos clientes os usam para auxiliar nos estudos”.   

Unindo preço e necessidade
Caroline Mousquer, gerente da Multisom de Sapiranga, comenta que costumam ter mais saídas com acessórios dos notebooks do que com o aparelho em si. “Hoje, com os smartphones, o notebook acaba ficando pra trás. Trabalhamos com outras marcas, mas indicamos a marca Acer. Procuramos sempre indicar um produto adequado às necessidades dos clientes, para que eles não gastem mais do que o necessário. Normalmente, procuram algo que possam usar no trabalho e na faculdade”, comenta Caroline.