Norma para evitar tranqueira na RS–239 acaba ignorada

Investigação | EGR apura razões para cancelas não terem sido liberadas durante feriadão de páscoa

Região – Motoristas que utilizaram a RS-239, especialmente, na quinta-feira (2) e no domingo (5), encontraram lentidão e congestionamentos para passar pelo pedágio, em Campo Bom, no horário de pico (que é das 16 às 20 horas). Isso porque, uma norma de 2014 editada pela Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seinfra) acabou desrespeitada por algum motivo, que a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) ainda tenta encontrar explicações.
A regra estabelece um prazo para o usuário passar pelo pedágio. Quando a fila de veículos superar os 400 metros e o tempo de espera ultrapassar os 15 minutos, a orientação da EGR é de que as cancelas sejam erguidas, a cobrança suspensa temporariamente, até a normalização do fluxo de veículos. Porém, nas duas oportunidades, a regra (de liberar a cobrança) acabou ignorada pelos funcionários que trabalharam nas cancelas do pedágio da RS-239, em Campo Bom. Em entrevista exclusiva para o Jornal Repercussão, a EGR reconheceu o erro. 
EGR busca explicações para congestionamento
O diretor-presidente da EGR, Nelson Lidio Nunes, reiterou que a norma existe e que ela continua em vigor. “Existe uma marcação no chão – indicando os 400 metros – e a orientação aos gerentes é que ocorra a liberação das cancelas quando elas atingirem os limites estabelecidos”, explica o presidente. Porém, o Jornal Repercussão esteve no pedágio e constatou que a pintura citada pelo diretor presidente não existe. “Vou apurar e ver porque ela não está sinalizada”, garantiu.
Entre os argumentos relatados à reportagem para o congestionamento de veículos nas oportunidades, o diretor-presidente da EGR cita o fluxo acima do normal registrado no período. “Tivemos um fluxo acima do normal neste feriadão de Páscoa em Campo Bom, Candelária e Santa Cruz do Sul”, argumenta.
O diretor explicou ainda que nenhuma cancela estragou nos dias em que houve congestionamento. “Queremos descobrir com o gerente do Pedágio de Campo Bom porque o fluxo não foi liberado”, conta. 
Avaliação da RS-239 para receber obras
Quando questionado sobre a necessidade de realizar obras na RS-239, o diretor-presidente explicou. “Ainda estamos avaliando a rodovia e o fluxo das praças de pedágio, para saber quais são as obras mais urgentes. Mas, antecipo em primeira mão, que entre o final de abril e início de maio, iniciaremos a recuperação do asfalto da RS-239 nos pontos que apresentam problemas”, garantiu o diretor.