CPI aponta números preocupantes sobre episódio do Lauro Reus

Vereadores em incursão do hospital (Foto: Cássios Schaab/Câmara de Vereadores)

Campo Bom – Entre os apontamentos feitos no relatório preliminar da CPI da Câmara de Vereadores de Campo Bom, que investiga as seis mortes ocorridas na manhã do dia 19 de março no Hospital Lauro Reus e divulgado na tarde desta sexta-feira, dia 14, consta alguns números que agravam o trágico episódio.

Conforme apurado durante as oitivas realizadas até o momento, análise técnica e visita ao hospital, na noite anterior ao ocorrido, em 18 de março, haviam sido instalados mais quatro respiradores e, no total, faziam uso de oxigênio cerca de 50 pacientes – 12 na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), 9 na emergência e cerca de 30 na unidade II (fazendo uso de Máscara de Hudson, cateter nasal e ventilação mecânica não invasiva).

Das 21 pessoas entubadas, 6 morreram durante o evento (04 da UTI e 02 da Emergência) naquela manhã.  Outras 15 vieram a óbito no decorrer dos dias seguintes, porém a relação com o evento ainda não foi confirmada, segundo relatório da CPI. Ou seja, das 21 pessoas entubadas naquele dia, nenhuma delas sobreviveram.

Conforme depoimento do diretor técnico, naquele dia haviam pacientes com risco de morte iminente e pacientes com alta prevista, “fatos que passarão a ser apurados”, aponta o relatório.

A falta de oxigênio ocorreu no horário de troca de turno da enfermagem, fato que de certa forma amenizou a situação, pois havia um maior número de profissionais, que se mobilizaram em ambuzar manualmente os pacientes até a chegada dos cilindros de oxigênio de transporte, que foram sendo disponibilizados aos pacientes, individualmente.

Os vereadores da CPI ainda têm mais uma rodada de oitivas antes da conclusão final da CPI. Após, o relatório será encaminhado aos órgãos competentes, como Ministério Público e Polícia Civil.