Nelson Teich deixa Ministério da Saúde

País – Nelson Teich, então ministro da Saúde, deixou o cargo nesta sexta-feira, 15, antes de completar um mês à frente do Ministério. Segundo a pasta, o agora ex-ministro pediu demissão.

Teich tomou posse em 17 de abril, substituindo Luiz Henrique Mandetta, demitido por Jair Bolsonaro. Assim como Mandetta, Teich teve discordâncias com Bolsonaro a respeito das medidas de combate ao coronavírus.

Quando ministro, Teich foi contrário ao uso da cloroquina no tratamento da Covid-19, como protocolo do SUS e aplicação desde o começo do tratamento, também foi contra o decreto de Bolsonaro que ampliou as atividades essenciais, incluindo salões de beleza, barbearias e academias de ginástica. O plano de isolamento também era um ponto de conflito entre o ministro e o presidente.

Ainda nesta semana, Bolsonaro afirmou em entrevista que os ministros deveriam estar “afinados com ele”, em referência a uma publicação de Teich sobre os riscos da cloroquina.

Teich foi chamado para uma reunião no Palácio do Planalto nesta manhã. Ele esteve com Bolsonaro e depois voltou para o prédio do Ministério da Saúde. A demissão foi anunciada logo depois.