Neiva e Juliano apresentam lei na Câmara para que Nova Hartz possua mais lixeiras

Nova Hartz – Para tornar o município mais limpo, e consequentemente, bonito e atraente, uma das primeiras ações é manter ruas, praças e locais públicos limpos. Neste sentido, consciente de que a existência e distribuição de lixeiras de uso compartilhado em esquinas e locais de grande fluxo de pedestres é fundamental, uma proposta apresentada pela vereadora Neiva Scherer (MDB) e subscrita por Juliano Borges Peres (Progressistas), promete massificar a instalação destes equipamentos pelo município.

O Projeto de Lei Legislativo 11/2019 denominado de Adote Uma Lixeira, permite à Prefeitura desenvolver parcerias com empresas privadas, entidades sociais ou pessoas físicas, interessadas em financiar a aquisição, instalação e manutenção de lixeiras públicas em diferentes pontos do município. Como contrapartida, quem apoiar a ideia terá direito a estabelecer a sua publicidade, na estrutura, divulgando sua marca em ambos os lados. A proposta foi aprovada por todos os vereadores na sessão desta semana, na Câmara de Nova Hartz.

Autora da proposta, Neiva Scherer avalia ser de extrema relevância formar parcerias para projetos que buscam o bem comum em benefício dos moradores. “Além disso, a proposta objetiva a redução de custos, pois busca parcerias público-privadas”, cita Neiva. Já Juliano Borges Peres acredita que a proposta trará benefícios à população. “É uma iniciativa simples, que se pudermos contar com o apoio do Executivo e da comunidade, contaremos com o apoio de muitas pessoas, pois o interesse existe e é um projeto que tem tudo para dar certo”, avalia Juliano.

Secretário de Planejamento e Captação de Recursos avalia lei votada e aprovada

O secretário de Planejamento e Captação de Recursos, William Rodrigues da Silva, acredita que a proposta é interessante, mas fez algumas ressalvas que serão analisadas profundamente pela Administração antes de qualquer sanção por parte da Prefeitura.

Secretário Willian R. da Silva

“A ideia das lixeiras é muito bacana, tanto para o meio ambiente quanto na questão visual da cidade. A cada dia aparecem novas atribuições do governo federal, estadual e órgãos fiscalizadores e temos que ter prudência”, avalia William.

Autores comentam

Neiva Scherer, MDB

“Fiz uma pesquisa e levantamento na comunidade sobre a aceitação da proposta junto ao nosso comércio e indústrias e se haveria interesse ou não. Depois do resultado da pesquisa, tomei a decisão de protocolar a ideia na Casa. Essa será uma parceria público-privada, em benefício do município. Hoje, temos pouquíssimas lixeiras no nosso município, e isto é de conhecimento de todos. Andamos pelas ruas, se visualizarmos uma lixeira, é de algum comércio, residência. Não existem lixeiras nos contornos de ruas e praças e tem pouquíssimas em péssimas condições. A ideia da proposta também é que o Executivo utilize a mão de obra de apenados com medidas sócio-educativas e alternativas, que quitam suas penas no CRAS, para auxiliar na instalação dessas lixeiras. Essa medida busca aperfeiçoar essa lei”.

Juliano Borges Peres, Progressistas

“Esse é um projeto importantíssimo, demonstra uma preocupação com o meio ambiente e de quem está preocupado com a conscientização da nossa população. Uma cidade mais limpa é uma cidade mais bonita é uma cidade que dá prazer de se viver. Esse projeto é importante pois facilitará para que empresários e pessoas físicas possam adotar uma lixeira, além disso, facilitará para que possam usar como uma propaganda do seu comércio ou negócio, isso vai ajudar e muito”.

Fotos: Arquivo/JR