Negociação é chave para quem quer tirar seu nome do SPC

Orientações | Saiba quais os passos para os devedores limparem seus nomes

Com o fim de ano cada vez mais próximo, é comum que os consumidores busquem limpar seus nomes. Conforme Fabrício Werb, tesoureiro da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Sapiranga, nesta época do ano este é um procedimento usual, que pode ser realizado de diversas formas, variando de estabelecimento para estabelecimento. “O devedor, em primeiro lugar, deve procurar a loja na qual tem a pendência, para ou pagar à vista a dívida, ou fazer o parcelamento do valor. Este é um procedimento normal nas lojas, já que é muito difícil aparecer um cliente que pague sua dívida de uma vez só”, explica.

Fabrício informa que, na maioria dos estabelecimentos, é feito um novo contrato, para o parcelamento da dívida. “Inclusive, por lei, uma vez feito esse novo contrato, o estabelecimento é obrigado a fazer a exclusão do nome do consumidor do SPC, embora tenham lojas que só façam a exclusão após a quitação da dívida”, esclarece. Conforme Fabrício, as negociações ocorrem de diversas formas. “O que muitas lojas fazem é cobrar uma entrada, como 20 ou 30 por cento, às vezes até 50 por cento da dívida, e depois parcelar o restante do valor. A negociação pode ser feita da maneira que o estabelecimento quiser. Mas é importante que haja um novo contrato, esclarecendo os termos dessa negociação”, diz.

Outro fato apontado por Werb é o período legal para a inclusão de nomes de consumidores no SPC. “No SPC, a cobrança pode ser feita de 5 anos para trás, ou seja, atualmente os estabelecimentos só podem exigir valores devidos de 2010 para cá”, comenta. “É importante para o lojista justamente por dar a ele mais cinco anos, nesse prazo”, também enfatiza Fabrício Werb.

CDL Campo Bom comenta

“Acreditamos que esta seja uma boa época para a quitação de dívidas. Indicamos aos comerciantes que oportunizem e facilitem essa negociação com os inadimplentes, fortalecendo assim, o vínculo entre empresa e cliente. Quem precisar, pode nos procurar para uma consulta ao SPC e após, procurar a empresa para uma negociação”, disse o presidente, Omar Hoffmeister.

Cuidados necessários

Fabrício Werb também dá orientações para que esse tipo de situação seja evitada. “Ao lojista, cabe fazer uma consulta mais seguida no SPC, para verificar quais consumidores estão em dívida – assim, pode fazer uma seleção mais criteriosa de seus clientes. O consumidor deve fazer um planejamento de seus recebimentos, para se programar e comprometer com as parcelas”, diz.