Necessidade de cirurgias gera espera na região

No aguardo | Arariquenses aguardam cirurgias pelo SUS. Hospital Sapiranga esclarece procedimentos adotados

Região – Casos de cidadãos que buscam atendimentos e cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e precisam aguardar semanas para que tenham seus procedimentos realizados são corriqueiros – após alguns casos chegarem ao conhecimento do Jornal Repercussão, a reportagem verificou a situação de duas pacientes que aguardam sua cirurgia.

A arariquense Debra Cecília Machado, de 25 anos, é um dos casos que aguarda por cirurgias no Hospital Sapiranga, que é a referência para o município arariquense. “Quando comecei a me sentir mal, dei encaminhamento, em janeiro, e tive minha consulta marcada só em maio. Fui atendida, e o médico que me atendeu deu encaminhamento para a cirurgia que eu precisava, que é para pedra na vesícula. Estou até agora esperando pela cirurgia”, conta Debra.

Ela lembra que o próprio médico que a atendeu a alertou sobre um possível período de espera. “O médico mesmo me disse, ‘tu vai ter de esperar um pouco, já que é pelo SUS’. Meu irmão também precisa de cirurgia, mas ele foi lá há menos tempo, umas duas semanas, e está aguardando.” Debra tem ainda outra preocupação, com relação à cirurgia. “Não tenho certeza de que vou poder fazer a cirurgia, pois estou grávida e estou tendo que cuidar com tudo o que faço”, conta.

Em contato com o Hospital Sapiranga, a Casa de Saúde informou que a consulta de Debra foi realizada em 3 de maio e a cirurgia da paciente está marcada para este mês.

Cirurgia para pedra na vesícula

Quem também precisa de cirurgia para remoção de pedra na vesícula é Vera Lúcia Guntdel Hinschink, 39, de Araricá. “Estou aguardando há tempos, por sorte não sinto tanta dor. Fiquei hospitalizada por um tempo, descobri que tinha pedra na vesícula, porém estava com infecção e não pude fazer a cirurgia. Desde então, estou esperando. Estou na espera por uma vaga, e me informaram que, quando abrir uma, vão me ligar”. O Hospital Sapiranga informou que a paciente consultou no dia 12 de janeiro, porém não trouxe todos os exames pré-operatórios solicitados. Conforme a Casa de Saúde, Vera retornou em 3 de maio, com os exames, e a cirurgia foi agendada para setembro.

Hospital Sapiranga dá seu contraponto

– O Hospital Sapiranga esclareceu que, quando o paciente não traz todos os exames pré-operatórios, a sua próxima consulta é agendada como retorno, com a maior brevidade possível, assim que estiver com todos os exames.

– Conforme o Hospital Sapiranga, a cirurgia para remoção de pedras na vesícula é uma das cirurgias mais procuradas, assim como as especialidades de cirurgia geral, traumatológica e ginecológica. Outra demandas frequentes são cirurgias nas áreas vascular e urológica. A instituição ainda informa que todas as cirurgias que são encaminhadas pelo USE são automaticamente agendadas.

– Ainda conforme o Hospital, a espera para essas cirurgias após a consulta pré-operatória pode variar dependendo de cada caso. Com exceção das cirurgias traumatológicas (com fraturas), que são agendadas com maior brevidade, não ultrapassando 15 dias.