Dia a dia Posts em destaque

Nativismo e amor à pàtria marcarão o mês na região

SENAC Novo Hamburgo

SENAC Novo Hamburgo

  •   
  •  

Festividades | Programação das semanas da Pátria e Farroupilha são definidas pelos municípios

Região – Setembro é um mês que inspira patriotismo no país inteiro: o histórico 7 de setembro traz à mente do brasileiro os pontos positivos da trajetória da nação – e, em tempos de crise, pode ser um bom momento para pensar em como consertar alguns erros do passado.

Guilherme Pilger

Porém, este é um mês especial não só a nível nacional, mas também – e, por que não, principalmente – a nível regional. É no dia 20 de setembro que comemoramos a Revolução Farroupilha e seu legado para o Estado do Rio Grande do Sul, resgatando tradições e hábitos da cultura nativista.

Para celebrar as duas datas especiais, as prefeituras da região estão organizando uma série de programações voltadas ao tema. Em Nova Hartz, as festividades já iniciaram na terça-feira (1º), com a abertura da Semana da Pátria – cujo tema deste ano é “Relevância Social na Comunidade” -, que ocorreu em frente à Prefeitura Municipal, às 8h. Em Campo Bom, o início da Semana ocorreu no mesmo dia: a solenidade de abertura foi realizada no Largo Irmãos Vetter, com apresentações das escolas Rui Barbosa, Emílio Vetter e D. Pedro II.

Desfile


Em Nova Hartz, o Desfile Cívico ocorrerá neste sábado, dia 5 de setembro, a partir das 8h30 – o percurso deverá ser o mesmo do Desfile Kolonie. Participarão do desfile, além das escolas de educação infantil e ensino fundamental, as bandas marciais das escolas Bernardo Lemke, Maria Almerinda Paz de Oliveira, Primavera e da escola estadual Germana Hessler. Nesta quinta-feira, 3 de setembro, será realizada uma reunião para definir a programação da Semana Farroupilha no município.

Semana da Pátria e programação Farroupilha em Sapiranga

Na cidade de Sapiranga, a Semana da Pátria 2015 culminará com o Desfile Cívico, a ser realizado na Avenida João Corrêa. O percurso será entre as ruas Presidente Kennedy e Tiradentes, com saída em frente ao prédio da Administração Municipal. O desfile, que segue em direção à Praça Arlindo Weber e deverá encerrar ao meio-dia, contará com a participação de cinquenta escolas e entidades. Em caso de chuva, o desfile deve ocorrer no dia 13 de setembro.

Em Sapiranga, as atividades da Semana Farroupilha iniciam na próxima sexta-feira, dia 11 de setembro. O Acampamento Farroupilha da cidade será realizado, com entrada franca, no Parque Municipal do Imigrante. O acampamento deste ano terá recorde de piquetes – serão entre 65 e 70 -, cuja construção já iniciou na semana passada. A abertura oficial do evento ocorrerá no dia 12 de setembro, com a chegada da Chama Crioula, prevista para as 22h.

A programação segue até 20 de setembro, com exposições, feira de artesanato, invernadas e comida campeira. Além disso, a Prefeitura programou uma série de shows e atrações tradicionalistas durante o período, como a apresentação do Grupo Tertúlia Gaúcha, que ocorre às 19h do domingo do dia 13 de setembro. Outras atrações incluem Xirú Missioneiro, João Luiz Corrêa, Coração Fandangueiro, além dos tradicionais bailes abertos para a comunidade.

Ao longo desta semana, estão sendo realizadas Horas Cívicas, no Centro e demais bairros do município, referente à Semana da Pátria. No Centro, o ato ocorre na Praça da Bandeira, sendo que nesta quinta-feira (3), a escola responsável pela guarda do Fogo Simbólico, hasteamento e arriamento da Bandeira Nacional e apresentações é a EEF Imaculado Coração de Maria, e na sexta-feira (4) será o IE Coronel Genuíno Sampaio. Os atos ocorrem pela manhã (às 8h) e pela tarde (às 16h). Nos bairros, como Voo Livre e Amaral Ribeiro, as Horas Cívicas acontecem até esta sexta-feira (4).

Semana da Pátria nos municípios da região

Semana da pátria em Araricá
Nesta semana, iniciaram as atividades comemorativas da Semana da Pátria em Araricá, no dia 1° de setembro. Às 8h30, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Martin Raschke, a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Raio de Luz apresentou um jogral e sua banda infantil. Durante toda a semana, as escolas das três redes de ensino da cidade – municipais, estaduais e particular -, terão sua hora cívica com apresentações alusivas ao 7 de Setembro. Elas também receberão o fogo simbólico, que passará por todas escolas, sendo levado para o palanque oficial do Desfile Cívico no sábado, dia 5, a partir das 8h30.

A Semana da Pátria de Araricá segue com apresentações diárias de todas as escolas até sexta-feira (4). O desfile cívico que acontece no sábado (5), a partir das 8h30, começará em frente à Brigada Militar, seguindo pela Avenida José Antônio de Oliveira Neto, até a Avenida 20 de Setembro. Em caso de chuva, o desfile será transferido para o dia 19, no mesmo local e horário.

De acordo com a secretária de Educação, Cátia Helena da Silva, as apresentações da Semana da Pátria são preparadas durante o ano todo pelos alunos nas escolas. “Nesta semana, realizamos as atividades e o desfile por que queremos resgatar o civismo e o respeito de nossos alunos por nossa terra”, explica.

Semana da pátria em Campo Bom
Enquanto a programação para a Semana Farroupilha é organizada, já ocorrem atividades da Semana da Pátria em Campo Bom. Serão realizadas Horas Cívicas em diversos locais até este domingo (6). Nesta quinta-feira (3), a Hora Cívica acontece na EMEF Genuíno Sampaio, às 9h30 e, durante a tarde, às 15h30. Na sexta-feira é a vez da EMEF Adriano Dias, com solenidades nos mesmos horários. No sábado (5) e no domingo (6), o ato ocorre na Sede do Corpo de Bombeiros da cidade, também às 9h30 e 15h30. Já o Desfile Cívico ocorre na segunda-feira (7), a partir das 8h, na Avenida Brasil.

A programação busca homenagear o tradicionalismo gaúcho difundido em Campo Bom por meio das escolas e também pelos CTGs. Representantes dos grupos M’Bororé e Guapos do Itapuí desfilarão na avenida.

A Prefeitura de Campo Bom alerta que, desta vez, os cavalos que encerrariam o desfile na Avenida, não participarão da programação neste ano. A medida foi solicitada pelos CTGs da cidade, atendendo orientação do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), para prevenir casos de Mormo, doença que atinge cavalos e é transmissível aos humanos. Durante a Semana Farroupilha, a medida não sera necessária, pois os animais estarão confinados no Parque Municipal do Trabalhador, onde só entrarão equinos com Certificado de Sanidade Animal.

Criação de Sites Porto Alegre

  •   
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Talvez você se interesse